INFORMÁTICA NA ESCOLA – FATOR INTEGRANTE À INCLUSÃO DIGITAL

1587 palavras 7 páginas
EMEB MARIA APARECIDA DE MELO E SOUZA

ROBERTA PEREIRA CAMBUI

INFORMÁTICA NA ESCOLA – FATOR INTEGRANTE À INCLUSÃO DIGITAL

ORLANDIA
2014

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, os computadores foram responsáveis por uma verdadeira revolução ocorrida em todos os segmentos sociais. Como conseqüência, a informática tem beneficiado a indústria, os transportes, as telecomunicações, bancos, hospitais, supermercados, restaurantes e tantos outros setores. É claro que para a manutenção e desenvolvimento desses setores, torna-se necessária a inserção de sujeitos dinâmicos e capacitados a exercerem diferentes atividades profissionais.
Tendo a escola como uma de suas atribuições a preparação para o mundo do trabalho, ela não poderia ficar de fora de tal revolução. Até porque, os computadores mostraram-se um dos maiores aliados para a obtenção de resultados positivos no processo de ensino – aprendizagem. Tais equipamentos são capazes de desenvolver o raciocínio lógico – matemático, a leitura e escrita, o relacionamento interpessoal e outros.
Ao que parece, o sistema educacional tal como o conhecemos está chegando ao fim. Cabe a escola empenhar-se para que ocorra a integração do computador enquanto elemento facilitador da aprendizagem, proporcionando uma educação instigante, reflexiva e crítica.

JUSTIFICATIVA:
Considerando os interesses e as exigências da sociedade atual e a necessidade de adequar o ensino ás mudanças sociais, é preciso integrar a informática ao currículo escolar, pois os computadores fazem parte no nosso dia-a-dia, e a escola deve preparar o aluno para o futuro. A escola, ao introduzir o computador como um meio de aprendizagem não deve deixar que este se torne um artigo de luxo, apenas para constar como patrimônio escolar, mas valer-se deste como um meio de desenvolver cidadãos mais críticos, sociais e independentes, repensando assim o seu papel frente a novas tecnologias.
Entender o binômio "Computador e

Relacionados