INFORMÁTICA EDUCATIVA: O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

4379 palavras 18 páginas
INFORMÁTICA EDUCATIVA: O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Karen Elisa Pereira1
Amadeu Jesus Pessotta

RESUMO: Esta pesquisa apresenta reflexões sobre a utilização do computador na escola, a integração do software educativo, o papel do professor e do aluno na ação ensino-aprendizagem pela informática na educação. O computador pode ser um meio de pesquisa e instrumento pedagógico para o professor; este deve estar capacitado a ensinar e aberto a aprender com o aluno; deve ser crítico com os conteúdos disponibilizados na rede (internet) e utilizar softwares pedagógicos com a consciência de que eles ajudarão o aluno em seu raciocínio lógico, coordenação, leitura entre outros aspectos.Assim, o artigo propõe uma discussão do uso do computador como ferramenta na aprendizagem infantil e Ensino Fundamental I, analisando um trabalho realizado com alunos da escola Objetivo de Fernandópolis com aulas ministradas pela pesquisadora durante seis anos. Respondendo à perspectiva evolucional de educação, gerou a oportunidade de uma participação intensificada e criativa dos alunos nos seus processos de construção do conhecimento sem que eles percebessem, pois as crianças interagiram prazerosamente com o computador.

Palavras-chave: Informática. Ferramenta pedagógica. Educação. Software educacional. Internet.

1INTRODUÇÃO
Não se pode negar que a informática, de forma mais ou menos invasiva, tem intensificado a sua presença na vida atual. Pouco a pouco, o computador torna-se um dispositivo trivial no dia a dia. Contudo, todas as áreas desfrutam dessa tecnologia e, inevitavelmente, todos terão de aprender a conviver com essas máquinas na vida pessoal, assim como na vida profissional.
Essa conflagração certamente não deixou de afetar a educação, trazendo transformações e uma contribuição para a prática escolar em qualquer nível de ensino, fazendo com que a informática seja, hoje, uma das áreas mais fortes da tecnologia educacional. O Brasil, porém,

Relacionados