Informe psicopedagógico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Cidade
Evolução e Crescimento
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
INFORME PSICOPEDAGÓGICO
O presente estudo foi realizado com o aluno J.V.S.J., nascido em 15/04/2000, atualmente com 10 anos e 9 meses de idade, aluno do 4° ano doEnsino Fundamental, da Escola Municipal Clarindo de Melo. Foi encaminhado para avaliação psicopedagógica pelo Lar Transitório. O encaminhamento psicopedagógico partiu da queixa de que o sujeito em questão tem comportamento agressivo, é inquieta, implicante, não atende a regras, apresenta limitações quanto a socialização, apresenta desinteresse pelas atividades escolares, está sexualidade bastanteaflorada e fala palavras de baixo calão.
A avaliação se deu no período de 24/09/2010 a 10/12/2010, com dois encontros semanais e com a duração de 60 minutos cada sessão. Na realização do diagnóstico foram utilizados os seguintes recursos avaliativos:
- Entrevista de Aproximação com a professora;
- Entrevista Exploratória com a avó da criança;
- EOCA – Entrevista Operativa Centrada naAprendizagem;
- Observações de algumas aulas;
- Verificação de atividades pedagógicas;
- Observação da criança durante o recreio;
- Desenho Projetivo: HTP-F (casa, árvore, figura humana, família);
- Provas Projetivas: Parelha Educativa – os quatro momentos de um dia;
- Testes de Psicomotricidade: posição no espaço, relações espaciais, Coordenação Visual Motora;
- Provas Operativas: Conservação daQuantidade de Matéria, Conservação de Pequenos Conjuntos Discretos de Elementos; Quantificação da Inclusão de Classes.
Após a análise dos dados obtidos durante o processo de investigação foi possível constatar que o comportamento apresentado pela criança reflete questões variadas resultantes das relações estabelecidas com o mundo e com os seres. Observando as áreas específicas que compõem o ser em suatotalidade, supomos que:
Na área cognitiva: Não há dados sobre seu desenvolvimento psicomotor; apresenta dificuldades nas relações espaço-temporais; além de limitações quanto as operações de calculo mental e conceito de número – que evidencia um estágio de pensamento operacional-concreto inicial com predomínio no intuitivo; possui domínio da leitura e da escrita no nível alfabético. Possuidificuldades em cálculos matemáticos, mas tem facilidade de produzir textos a partir de figuras sequênciadas.
No nível emocional: relação afetiva comprometida, visto que a criança convive atualmente com a avó, pois seus perderam a guarda da mesma, por apresentar histórico de comportamentos mal adaptados: a mãe tinha grande dificuldade em aceitar que as coisas não fossem como ela queria; o paiapresentava condutas anti-sociais e está detido há 12 anos. J.V.S.J. viveu um ano em orfanatos e quando mudou-se para Jataí, viveu um período no Lar Transitório. Ele apresenta dificuldades em respeitar normas; predomínio de sentimentos negativos, alguns indicando sensação de estar sendo rejeitado; apresenta ansiedade/insegurança nas relações familiares e sociais, o que possivelmente o torna agressivo e amaltratar animais; chora quando sua vontade é contrariada, mente com freqüência e apresenta sexualidade bastante aflorada. Tem enurese noturna em situações de tensão e pesadelos com presença de maus tratos.
No aspecto pedagógico: Na escola suas maiores dificuldades são em cálculos matemáticos e há queixa de mau comportamento. Apresenta conduta de dependência na realização das atividades. Èimplicante e inquieto em sala de aula, agredindo com certa frequência colegas e professor quando contrariado. De modo geral, apresenta pouco interesse pelos estudos. Sua dificuldade em organizar e planejar não interfere na capacidade de aprendizagem, mas sim no desempenho escolar, tais dificuldades indicam problemas no controle das ações.
No aspecto orgânico e corporal: não apresentou dificuldades...
tracking img