Informações sobre a Obra Fountaine de Duchamp

430 palavras 2 páginas
Informações sobre a Obra Fountaine de Duchamp

“...É fácil encontrar em fontes acessíveis, como a Wikipédia (vide link no final), uma caracterização padrão dele como “... um dos precursores da arte conceitual, Marcel Duchamp começou sua carreira como artista criando pinturas de inspiração impressionista, expressionista e cubista. E é também o responsável pelo conceito de ready made, que é o transporte de um elemento da vida cotidiana, a priori não reconhecido como artístico, para o campo das artes. A princípio como uma brincadeira entre seus amigos, Duchamp passou a incorporar material de uso comum nas suas esculturas. Em vez de trabalhá-los artisticamente, ele simplesmente os considerava prontos e os exibia como obras de arte.”
Um exemplo, digamos, algo chocante desse estilo, pode ser observado e apreciado (na medida do gosto e horizonte artístico de cada um!) abaixo, na obra conhecida como “Fonte’, datada de 1917.

“FONTE” - 1917
Nessa e em outras peças desconcertantes, o artista franco-americano “... ao transferir objetos corriqueiros para os museus e designá-los como objetos de arte, realizou o gesto mais radical e banalizante da arte em nosso século”, na arguta observação de Osorio.
Segundo o crítico e historiador de arte italiano Giulio Carlo Argan,os "ready-mades” podem ser lidos como gesto gratuito, como ato de protesto dessacralizante contra o conceito “sacro” da “obra de arte”, mas também como vontade de aceitar na esfera da arte qualquer objeto “finito”, desde que seja designado como “arte” pelo artista".

Esses "ready-mades" escondem, na verdade, prossegue Argan, uma crítica agressiva contra a noção comum de obra de arte. Com os títulos literários, Duchamp rebelou-se contra a "arte da retina", cujos significados eram somente, segundo ele, impressões visuais. Duchamp declarou preferir ser influenciado pelos escritores (como Mallarmé, Laforgue, Raymond Roussel) - e não pretendia criar objetos belos ou interessantes. Desse modo, a crítica da

Relacionados

  • WallaceOriginal 1
    33187 palavras | 133 páginas