Informatizar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMATIZAR POR QUÊ? A EXPERIÊNCIA DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS INFORMATIZADAS DA REGIÃO SUL.

Camila Koerich Burin∗ Elaine Rosângela de Oliveira Lucas∗∗ Sandra Gorete Hoffmann∗∗∗

RESUMO

Constantes pesquisas estão sendo realizadas no Brasil acerca da informatização das bibliotecas universitárias e dos motivos que as levaram à informatização. Entretanto, ainda não foi realizada pesquisa queexplorasse as razões da informatização das bibliotecas universitárias da região sul. O resultado dessa pesquisa apresenta a real necessidade que origina a informatização das bibliotecas universitárias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram pesquisadas através de questionário as bibliotecas de Universidades reconhecidamente aprovadas pelo MEC.

PALAVRAS-CHAVE: BibliotecasUniversitárias. Informatização. Região Sul – Brasil.

1 INTRODUÇÃO Segundo Rowley (1994), “a informática tem exercido uma influência fundamental no funcionamento das bibliotecas e serviços de informação”. Com o advento do computador e das novas tecnologias e, sua conseqüente introdução nas bibliotecas, “resultou em padronização, aumento da eficiência, cooperação e melhores serviços” (ROWLEY, 1994) oferecidos.Entretanto, para que esses diferenciais sejam atingidos é preciso que se tenha claro os objetivos a que se propõe a informatização das bibliotecas. Dentre as muitas e variadas razões que justificam a opção por um sistema informatizado de gerenciamento, Rowley (1994), aponta:



os computadores possibilitam a redução do número de tarefas repetitivas. Em geral, os dados serão inseridos uma únicavez e, daí em diante, poderão ser acessados e modificados;

• • •

os sistemas informatizados podem ser mais baratos e mais eficientes; podem propiciar a introdução de serviços que não existiam antes; controle adicional de todas as funções que se consegue com a ajuda de informações gerenciais mais abrangentes que justificam um processo decisório mais eficaz.

De uma forma ampla, a finalidade dainformatização é agilizar e aumentar a eficiência e a precisão na recuperação da informação. Figueiredo (1992), diz que a informatização deve ser pensada e implementada a partir do momento em que: • • • os procedimentos manuais se tornem inadequados; é possível ampliar a gama de serviços/produtos oferecidos; a cooperação se torna imprescindível.

Considerando-se a importância da informatização para asbibliotecas universitárias que buscam cada vez mais atender de forma rápida e eficiente as necessidades de informação de seus usuários fornecendo subsídios para o desenvolvimento das atividades fundamentais das universidades – pesquisa, ensino e extensão –, realizou-se pesquisa para conhecer a realidade que origina a informatização das bibliotecas universitárias da região sul do Brasil. Ouniverso desta pesquisa foi constituído pelas bibliotecas universitárias (BU’s) centrais das universidades da região sul credenciadas pelo Ministério da Educação – MEC, distribuídas conforme tabela 1 e tabela 2. Foram enviados questionários para os e-mails (deisponibilizados nas home-pages oficiais) de trinta e oito BU’s que foi respondido por onze BU’s, o que corresponde a um percentual de 29%.

Tabela1 – Caracterização das bibliotecas universitárias por tipo BU’s Questionários Questionários enviados Universidades Públicas Universidades Privadas Total 16 22 38 retornados 05 06 11 Não responderam 11 16 27

Tabela 2 – Caracterização das bibliotecas universitárias por estado Estado Questionários Questionários enviados Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul Total 10 12 16 38 retornados 04 03 0411 Não responderam 06 09 12 27

Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas, compreendendo os seguintes tópicos: Parte I: Informações sobre a instituição; Parte II: Informações sobre a BU; Parte III: Informações sobre a informatização da BU.

2 RESULTADOS

Inicialmente, verificou-se se a BU está informatizada ou não. Constatou-se que 10...
tracking img