Informatização de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMATIZAÇÃO DE EMPRESAS



Resumo

Palavra-chave

Introdução

Existem diversas ferramentas utilizando programas de informatização que servem para otimizar o consumo de recurso para empresas diminuindo assim o tempo de resposta em relação aos resultados.
Estetrabalho aborda a Informatização das Empresas, um assunto muito atual e relevante dentro do nosso contexto organizacional.
Devido ao aumento da competitividade, à globalização e ao aumento do número de informações, surge a necessidade de se melhor gerenciar essas informações e de tomar decisões rápidas e eficientes.
Cada vez mais as organizações estão recorrendo a Informática como alternativa para oaumento de sua eficiência e eficácia.
Estamos vivendo na Era da Informação, caracterizada pelo mercado globalizado
e competitivo e por mudanças constantes no ambiente, exigindo das organizações decisões rápidas e eficientes.
O objetivo do trabalho é fazer uma abordagem clara e relativa ao uso da Informática no contexto organizacional.
A informatização, ou seja, a implementação desistemas de informação computadorizados, como sistemas de apoio a decisão, permite as organizações um controle total, assim controlando todos os seus aspectos e gerando relatórios precisos, que darão suporte a tomada de decisões dos administradores.
Não basta um excelente software ou bancos de dados cheios de informações. milhares de registros na forma digital organizadas e dezenas de opções decruzamento de informações em relatórios para aumentar a produtividade da sua empresa e torná-la mais competitiva e ágil.
É preciso definir melhor a estruturação das atividades de informática em funções a serem desempenhas por profissionais, usuários e de computação.
2. Desenvolvimento
2.1 Sistemas de informação, um desenvolvimento para as empresas

Uma organização é um agrupamento formalde pessoas e de várias outras fontes estabelecidas para realizar alguns conjuntos de metas. Metas estas definidas no planejamento da organização, que devem ser claras. Sendo composta por dinheiro, força de trabalho, materiais, máquinas e equipamentos, dados, informação etc. As decisões estão constantemente sendo tomadas nas organizações.
Uma visão mais atual, sustenta que os sistemas deinformação estão diretamente ligados ao processo. Estando então interno ao processo, e seu papel, integral dentro desse, seja fornecendo entrada, auxiliando na transformação do produto ou saída.
Para permanecerem competitivas, as empresas devem freqüentemente mudar as atividades e tarefas, ou processos, que realizam para atingir suas metas.
O redesenho do processo, envolve, ao mesmo tempo, a investigação emudança de dois aspectos-chave de um processo organizacional – as tarefas e atividades executadas pela empresa e os sistemas de informação usados dentro dela para apoiar essas tarefas e atividades. Podendo aumentar a eficiência dos processos, como reduzir o tempo de entrega, aumentar a qualidade do produto ou serviço, ampliar a satisfação do cliente e multiplicar o lucro.
2.2. EstruturaOrganizacional

Dependendo das metas da organização e da sua forma de gerenciamento, várias estruturas podem ser usadas. A estrutura organizacional refere-se às subunidades organizacionais e como elas estão relacionadas e ligadas à organização como um todo.
A estrutura de uma empresa pode ter um impacto sobre como são vistos os sistemas de informação sobre o tipo de sistemas de informações usados.2.3. A organização e a informatização.

A informática é a ciência do tratamento racional e automático da informação, considerada esta como suporte dos conhecimentos e comunicações.
As organizações possuem que se uma organização tem uma quantidade de informações consideravelmente grande e se esta quantidade tende a crescer conforme aumenta o tamanho e a complexidade de seu negócio, suas...
tracking img