Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO 2011

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC NORMAS OBJETIVOS GERAIS: Estabelecer um sistema que promova e consolide a integração do ensino com o mundo do trabalho. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: I. Oferecer educação profissional por meio de mecanismos que garantam a contextualização decurrículos; II. Promover a efetiva interdisciplinaridade no desenvolvimento das atividades escolares; III. Promover a interação entre teoria e prática, do trabalho e da educação; IV. Possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas pelos alunos, na própria escola ou em instituições parceiras, permitindo a verificação do desempenho dos alunos, segundo as competências estabelecidas noPlano de Curso; V. Proporcionar experiências práticas específicas aos alunos por meio do desenvolvimento de projetos de intervenção, promovendo a integração com o mundo do trabalho e o convívio sócio-profissional; VI. Propiciar ao aluno o domínio das bases norteadoras da profissão de forma ética e compatível com a realidade social, desenvolvendo valores inerentes à cultura do trabalho; VII.Promover a autonomia na atividade de produção de conhecimento científico; VIII. Oferecer condições para que todos os alunos possam desenvolver as

competências estabelecidas no Plano de Curso.

1 – Diretrizes para elaboração do TCC: O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é uma atividade escolar de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à área de formação profissionalda organização curricular do CPS, a ser desenvolvida pelos alunos a partir do 2° módulo ou 3º módulo (planejamento do TCC), com a realização de defesa pública final no 3º ou 4º módulo (desenvolvimento do TCC) da habilitação técnica profissional em questão. O TCC deve ser desenvolvido por equipes formadas de 03 (três) ou até 04(quatro) alunos, sendo exigida plena participação dos mesmos. Cada equipepoderá escolher um Professor da Unidade Escolar para ser Orientador do TCC, sendo admitido o Professor do conteúdo programático, o Professor do conteúdo programático de programação ou o Professor específico do assunto „objeto de pesquisa‟ do TCC. Obs.: Eventuais exceções serão analisadas pela comissão.

1.1.

Deveres do aluno:  Comparecer a aulas de orientações de TCC.  Prestar informaçõessemanalmente ao Professor Orientador de TCC sobre o andamento do trabalho, apresentando as novas etapas e as correções requisitadas realizadas.

 Entregar as etapas estabelecidas em cronograma nas datas previstas para avaliação de desempenho. Não haverá prorrogações devido às limitações de tempo do semestre letivo.  Apresentar o TCC à banca avaliadora no final do 3º módulo letivo, conformecalendário a ser divulgado pela coordenação de área.

1.2.

Deveres do Professor do Componente Curricular e do Professor Orientador:

 Estabelecer a programação para a elaboração dos TCC‟s e apresentá-la aos alunos no início do semestre letivo.  Fazer a “Orientação Geral” aos alunos apresentando as fases envolvidas na elaboração dos TCC‟s, explicando suas bases tecnológicas e formas deelaboração.  Acompanhar o desenvolvimento do TCC (“Orientação Individual e em grupo”), mantendo contato semanalmente com os alunos em sala de aula onde serão transmitidas às orientações, que serão registradas em ficha própria de controle do professor. Preencher as Fichas de Acompanhamento e avaliação das atividades do TCC.  Manter atualizada e organizada a documentação referente às fases do TCC. Avaliar cada etapa do TCC e, atribuir menções que determinarão ao final do semestre a aprovação ou não do componente curricular, por conseguinte o encaminhamento ou não à Banca Examinadora.  Preservar o cumprimento dos modelos de trabalhos pré-estabelecidos pela unidade escolar evitando a proliferação de modelos divergentes visando permitir uma razoável padronização normativa e uma melhor e...
tracking img