Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologias para programação Web.

1. INTRODUÇÃO
Nos primórdios da Internet, consistia apenas em conteúdos estáticos escritos em HTML (Hypertext Markup Language), tornando qualquer um que desenvolvesse páginas, especialista da internet. Algum tempo depois, através da tecnologia CGI (Commom Gateway Interface) foi possível a criação de páginas com o seu conteúdo dinâmico. O CGI permite aoservidor passar solicitações http a um programa externo, e receber o resultado deste programa, enviando ao browser cliente e assim o Perl tornou-se a linguagem mais popular para escrever programas CGI.
Após o CGI, surgiram novas e melhores tecnologias que sempre disputaram o ambiente de desenvolvimento de aplicativos web, como:
http://www.aedb.br/seget/artigos06/304_Artigo_SEGET.pdf
Linguagens Web.PHP: PHP é uma linguagem de programação. O sistema foi desenvolvido originalmente em 1994 por Rasmus Lerdorf como um CGI escrito em Perl. O sistema foi chamado Personal Home Page Tools.
Vantagens PHP: Além do fato do PHP ser absolutamente gratuito, uma de suas grandes vantagens é que ele é multi-plataforma. Roda não só em servidors Windows mas também em Linux, Unix, FreeBSD e mais uma dúziade sistemas operacionais. Imagine o caso de uma grande corporação que resolva mudar de plataforma, de Windows para Linux ou vise-versa. Como o PHP é multi-plataforma, bastaria passar os scripts de uma máquina para a outra e pronto. Em comparação, se os sites tivessem sido escritos em ASP a empresa estaria presa à Microsoft. Até existem emuladores de ASP para rodas em sistemascom base Unix (Como oLinux) mas estas emulações não são 100% compatíveis.
O PHP tem algumas vantagens muito interessantes:
Desvantagens do PHP:

Compatibilidade entre versões - Nota-se que falta um pouco de padronização. Por exemplo, um comando que funciona em determinada revisão pode não funcionar em outra.
Documentação incompleta - Como a maioria dos programas Open Source, frequentemente os recursos surgem antes deestarem documentados. O site da organização ajuda bastante, mas é comum encontrar recursos sem documentação e, principalmente, sem exemplos que possam facilitar o aprendizado. Mas é preciso dizer que os recursos sem documentação só serão importantes para quem é usuário bem avançado, ou seja, ele já saberá o que fazer para contornar a falta de documentação.
Suporte a datas - Claro que é possívelfazer dos os tipos de cálculos usando datas, mas neste ponto o ASP dá um banho no PHP.
Existem algumas queixas em relação ao PHP que vêm de usuários avançados:
Segurança - Segundo os especialistas, o uso de Servelets e do JSP deixa os códigos mais seguros pois são pré-compilados.
Aplicativos de servidor - Segundo algumas correntes de pensamento, o Java leva clara vantagem sobre o PHP, mas istovem mudando com a implantação das ferramentas para Web 2.0.
Web services - Segundo os mesmos especialistas, o PHP precisava desenvolver melhor interligação com os serviços via Web. Isto já foi feito, hoje o PHP pode competir de igual para igual com ferramentas da Microsoft e Adobe na criação de sites dinâmicos com todos os requisitos da Web 2.0.http://www.inforlogia.com/vantagens-e-desvantagens-do-php/
Java: Java é uma linguagem de programação desenvolvida por James Gosling, juntamente com outros colaboradores, no início da década de 1990, na empresa Sun Microsystems.
Vantagens: A tecnologia Java é Free, o custo quase totalmente zero, como já foi explicado anteriormente, os editores e ambientes de produção também são gratuitos (NetBeans, Eclipse, Jcreator, entre outros.) e ainda tem agratuidade dos Servidores de Aplicação (TomCat, Jboss, Jetty e outros.).
A Linguagem é Orientada a Objetos (OO), segue o paradigma OO, o que a torna uma ferramenta extremamente poderosa. E é também Multi-Threaded, o que significa dizer que ela suporta processamento paralelo múltiplo.
Possui portabilidade, onde o mesmo código Java roda em diversas plataformas sem a necessidade de alteração de...
tracking img