Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Piaget (1973), a partir da observação cuidadosa de suas filhas e de diversas outras crianças, concluiu que em muitas questões cruciais as crianças não pensam como osadultos. Por ainda lhes faltarem certas habilidades, a maneira de pensar é diferente, não somente em grau, como em classe.

A teoria de Piaget do desenvolvimentocognitivo é uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, em etapas. A criança é concebida como um ser dinâmico, que atodo o momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Considera ainda, que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como:crescimento biológico dos órgãos, funcionamento dos esquemas, aquisição  de valores, linguagem, costumes e padrões culturais e sociais, por meio de um processo deauto-regulação interna do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido, que o autor denominou de e equilibração (Rappaport & Cols,1981).

Exemplo de aplicação da Teoria de Jean Piaget do desenvolvimento cognitivo na área de sistema de informação.
Em uma determinada empresa, durante a apresentação deum site(web), o apresentador cita um provérbio popular para o entendimento e ao mesmo tempo discontração da formal apresentação. No entanto á um indivíduo que trabalhacom a lógica da idéia(metáfora) e não com a imagem do provérbio, assim o próprio não entende o ponto citado, tendendo a perguntar . O apresentador sendo bem instruido,explica com cautela e segue com sua apresentação.
Neste caso é considerado a aplicação do estágio das operações formais obstratas do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget.
tracking img