Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila I – Noções Básicas

1. NOÇÕES BÁSICAS SOBRE SISTEMAS COMPUTACIONAIS
Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos capaz de processar informações de acordo com um programa. Serve de apoio nas realizações das atividades humanas através de processamento de informações. 1.1 O QUE É SISTEMA OPERACIONAL? Fornece as bases para a execução das aplicações. 1.1.1Componentes de um sistema Computacional Hardware – Equipamento associado ao sistema. Computadores e periféricos; É o nome que se dá para a parte física do computador. É tudo que você pode tocar (mouse, teclado, caixas de som, placas, fios, componentes em geral). Software – Realizam as instruções do que o computador deve fazer. É o nome que se dá a toda parte lógica do computador. Ou seja, são osprogramas que você vê funcionar na tela do micro e que dão "vida" ao computador. Sem um software adequado à suas necessidades, o computador, por mais bem equipado e avançado que seja, é completamente inútil. Peopleware – Programadores que desenvolver sistemas e usuários finais. 1.2 O QUE É SISTEMA BASEADO EM COMPUTADOR? Apoio nas realizações das atividades humanas através do processamento deinformações. 1.3 O QUE É COMPUTAÇÃO? É a atividade principal de um computados, que com o apoio de um sistema operacional juntamente com um software processa dados informados por um usuário que originará à um resultado. 1.4 O QUE É INFORMÁTICA? Informática pode ser considerada como significando “informação automática”, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Paratal, é preciso uma ferramenta adequada: o computador eletrônico. É a ciência que estuda a coleta das informações, ou dados, de forma organizada, buscando meios necessários para aumentar a velocidade e eficiência na proteção dos dados. 1.4.1 OBJETIVOS Seu objetivo é o tratamento da informação, usando como ferramenta os recursos de sistemas de computação, ou seja, o computador e outros recursosligados a ele.

2 Edição 2.013

DET – Departamento de Engenharia Têxtil

1.5 O QUE É INFORMAÇÃO Qualquer ideia ou fato que tenha sido transmitido de alguma forma. É o elemento à ser tratado e é definido como aquilo que permite adquirir qualquer tipo de conhecimento. 1.5.1 Elementos da Informação Transmissor; Sinal; Canal; Mensagem; Ruído; Receptor. 1.6 O COMPUTADOR O Que é? O computador é umamáquina que processa dados, orientada por um conjunto de instruções destinada a produzir resultados completos, com um mínimo de intervenção humana. Entre vários benefícios, podemos citar: Grande velocidade no processamento e disponibilização de informações; Precisão no fornecimento das informações; Próprio para execução de tarefas repetitivas; Propicia a redução de custos em várias atividades;Compartilhamento de dados. Seu objetivo é o tratamento da informação usando como ferramenta os recursos de sistema de computação, ou seja, o computador e outros recursos ligados a ele.

1.6.1 Classificação Geral Computadores analógicos Manipulam sinais elétricos do tipo contínuo. A programação geralmente acha-se implementada na fiação de seus circuitos. São utilizados principalmente para controle deprocesso e instrumentação. Possuem característica apropriada para medição por tratar informações analógicas (contínuas). Computadores digitais Manipulam sinais elétricos do tipo discreto. World Wide Web (WWW - “teia” de alcance mundial) - é a parte da Internet que pode conter documentos de hipertexto (documentos que “chamam” documentos). Além dessa navegação peculiar, os documentos podem aindamisturar texto com imagens, sons e vídeo. A programação é elaborada através do uso de uma linguagem de programação. São usados em aplicações científicas e comerciais. Possuem a característica de “contar” (por serem discretos - 0 ou 1). Computadores híbridos Reúnem as características dos dois anteriores. 3 Edição 2.013

DET – Departamento de Engenharia Têxtil

1.6.2 Breve Histórico O Ábaco, um...
tracking img