Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução aos Sistemas Informáticos
Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão e Engenharia Industrial

Aula Prática — Ficha de Exercícios sobre o Sistema Operativo Linux

I
Crie na sua directoria pessoal a seguinte estrutura de directorias:

~ Others AnaIsabel Docs Textos Users RuiManuel Docs Textos

Em relação à estrutura de directorias criadaanteriormente, efectue as seguintes operações: 1. Entre na directoria AnaIsabel e envie toda a informação sobre todos os ficheiros da sua directoria pessoal para um ficheiro chamado DirPessoal. 2. Copie o ficheiro DirPessoal para um novo ficheiro, chamado DirAna.doc, na mesma directoria. 3. Copie os dois ficheiros da directoria AnaIsabel para a sua subdirectoria Textos e para a subdirectoria Textos dadirectoria RuiManuel. 4. Mova os ficheiros terminados em ".doc" das directorias Textos para as directorias Docs. 5. Apague as directorias Textos e Docs da directoria AnaIsabel. 6. Copie os ficheiros existentes nas subdirectorias da directoria RuiManuel para a directoria Others.

Reis Quarteu – Cândida Silva – Lúcia Torrão – Pedro Dias

Introdução aos Sistemas Informáticos
Engenharia Informática,Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão e Engenharia Industrial

Aula Prática — Ficha de Exercícios sobre o Sistema Operativo Linux 7. Retire a permissão de escrita dos ficheiros da directoria Others. 8. Tente apagar os ficheiros da directoria Others. O que aconteceu? (Responda "não" à pergunta sobre se deseja apagar cada um dos ficheiros dessa directoria) 9. Volte a permitir a escritados ficheiros da directoria Others, mas agora retire a permissão de escrita da própria directoria. 10. Tente apagar novamente os ficheiros da directoria Others. O que aconteceu? 11. Por fim, apague as directorias Users e Others. Se alguma destas directorias não puder ser eliminada, procure solucionar correctamente o problema.

II
1. Dentro da directoria /usr, tente localizar o ficheiroghostscript. O que aconteceu? 2. Execute novamente o comando anterior, mas desta vez guarde todos os resultados e erros gerados num ficheiro chamado OndeEstaGhostScript, dentro da sua directoria pessoal. 3. Sabendo que a palavra inicial das linhas de erro produzidas pelo comando find é o próprio nome do comando ("find"), visualize as linhas do ficheiro OndeEstaGhostScript que contenham apenas a localizaçãodo ficheiro ghostscript. 4. Envie toda a informação sobre todos os ficheiros e directorias da directoria raiz para um ficheiro chamado Listagem, localizado na sua directoria pessoal. 5. Visualize apenas as 5 primeiras linhas do ficheiro Listagem. 6. Veja quem são os utilizadores que estão ligados ao sistema neste momento. 7. Determine quantos utilizadores, com a excepção do super-utilizador("root"), estão actualmente ligados ao sistema neste momento. 8. Ordene, por ordem alfabética crescente, apenas os nomes dos utilizadores que determinou na alínea anterior.

Reis Quarteu – Cândida Silva – Lúcia Torrão – Pedro Dias

Introdução aos Sistemas Informáticos
Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão e Engenharia Industrial

Aula Prática — Ficha deExercícios sobre o Sistema Operativo Linux

III (Personalização do Ambiente de Trabalho)
1. Crie abreviaturas para as tarefas seguintes: a. l: listar a informação dos ficheiros e directorias visíveis que se encontram dentro de uma directoria. b. la: listar a informação de todos os ficheiros e directorias que se encontram dentro de uma directoria. c. md: criar uma nova directoria. d. rd: apagar umadirectoria vazia. e. xcopy: copiar toda a estrutura e conteúdo de uma directoria, apresentando a informação dos ficheiros copiados. f. onlyread: dar apenas permissão de leitura a todos os utilizadores do(s) ficheiro(s) ou directoria(s) indicados. g. deltree: apagar todo o conteúdo e toda a estrutura de uma directoria. h. dirtofile: copiar toda a informação de todos os ficheiros e directorias que se...
tracking img