informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de arquivos
O que são sistemas de Arquivos?
Um sistema de arquivos é a maneira pela qual os dados são organizados, armazenados e controlados em qualquer mídia além de ser a forma como o sistema operacional representa essas informações. Ele é criado durante a formatação de uma partição.

Os sistemas de arquivos são as estruturas usadas em dispositivos de armazenamento a fim de queestes possam: receber dados, gerenciar os dados, e recuperá-los quando necessário.
Desta forma, o sistema de arquivo "estabelece formas de gerenciar o espaço livre do disco e ao mesmo tempo mapear todas as informações ali armazenadas para permitir um acesso rápido a elas."
O sistema de arquivos está presente no Sistema Operacional, por esse motivo ele pode variar, tudo depende do S.O.Um sistemaoperacional pode reconhecer um, alguns ou todos os sistemas de arquivos.

Windows
Como o Windows é o sistema operacional mais utilizado, vamos abordar algumas das características dos sistemas de arquivos FAT-16, FAT-32 e NTFS.
O sistema de arquivos NTFS é mais seguro que todos os outros, através dele você pode restringir acessos à pastas de seu computador dentre outras limitações, o desperdíciodo disco também é bem menor, pois ele utiliza clusters de tamanho reduzido, apenas 4 KB, porém é o mais lento também que todos seus antecessores.
Sistema de arquivos NTFS

O NTFS (New Technology File System) é um sistema de arquivos que surgiu com o lançamento do Windows NT. Sua confiabilidade e desempenho fizeram com que fosse adotado nos sistemas operacionais posteriores daMicrosoft, como Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008.

Como o NTFS surgiu?

O NTFS é um sistema de arquivos amplamente utilizado nos sistemas operacionais da Microsoft. Sua primeira aparição foi no Windows NT, sistema operacional para uso em servidores cuja primeira versão foi lançada em 1993. No entanto, a história do NTFS começa muito antes disso.

Até aquela época, aMicrosoft não possuía nenhum sistema operacional capaz de fazer frente ao Unix e suas variações em aplicações de servidores. Seus principais produtos eram o MS-DOS e a linha Windows 3.x, essencialmente, sistemas operacionais para uso doméstico ou em escritório. Era preciso criar algo novo, capaz de disputar mercado com as soluções baseadas em Unix. Foi aí que surgiu o Windows NT.
De nada adianta umsistema operacional novo se o seu sistema de arquivos for limitado. Na época, a Microsoft tinha em mãos o sistema de arquivos FAT. Este funcionava razoavelmente bem em aplicações domésticas, mas não serviria aos propósitos do novo projeto por uma série de restrições, entre elas, baixa tolerância a falhas, inviabilidade de uso de permissões de arquivos e limitações para o trabalho com grande volume dedados.
Para superar esses e outros problemas, a Microsoft decidiu utilizar o NTFS. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, a empresa não desenvolveu esse sistema de arquivos sozinha. Ela utilizou como base o HPFS (High Performance File System), sistema de arquivos que tinha a IBM por trás.
No início da década de 1980, ambas as companhias fecharam um acordo para o desenvolvimento do OS/2, umsistema operacional até então moderno, que se destacaria por sua capacidade gráfica (naquela época, era muito comum o uso de sistemas operacionais baseados em linha de comando).
O problema é que, logo, Microsoft e IBM passaram a divergir em relação a diversos pontos. Como consequência, desfizeram a parceria. A IBM continuou tocando o projeto do OS/2, enquanto que a Microsoft foi cuidar de seusinteresses, mais precisamente, do projeto que resultou no Windows NT. No entanto, a companhia não abandonou a parceria de mãos vazias: levou vários conceitos do HPFS - o sistema de arquivos do OS/2 - relacionados à segurança, confiabilidade e desempenho para posteriormente implementá-los no NTFS.
Sabe-se também que o NTFS tem alguma relação com o Files-11, sistema de arquivos do sistema...
tracking img