Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A história das planilhas até os dias de hoje”
Microsoft Excel

Data: 1/11/2011

Índice

Início das planilhas 3
Funções de uma planilha eletrônica 5
Tela do Excel 7

Introdução

O mercado financeiro anseia por profissionais que dominem não apenas as funções básicas do Excel, mas diante da quantidade de informação produzida por dados, também dominema programação profissional de planilhas como forma de automatizar e viabilizar de forma rápida os serviços ligados às instituições financeiras.
Não num passado muito remoto, as áreas de Administração de Empresas e
Economia trabalhavam com poucos dados. As estimativas eram baseadas nesses poucos dados, o que geravam modelos matemáticos pobres e que na maioria das vezes não satisfazia o gestor.Com o advento do computador, programas de computador começaram a fazer parte no dia a dias das empresas e instituições.
O computador pessoal mudou essa dinâmica, levando para pequenas empresas a possibilidade de agrupar melhores informações sobre cliente, realizar alguns prognósticos de lucros, perdas, rendimentos e por fim automatizar o tão conhecido cadastro do cliente.
Muitos ainda devem selembrar do quanto era moroso e penoso ficar fazendo cadastro em um determinado estabelecimento comercial para a utilização de uma compra a crédito.
Por fim a internet conectou todas as firmas a todos os clientes do mundo, com computadores pessoais e programas que escancaravam as janelas de todo mercado financeiro para todos que assim desejassem.
Surgiu então um novo programa que além defacilitar este processo, trouxe facilidades enormes para os usuários. O surgimento de planilhas eletrônicas, como o Lótus e o Excel despertaram nas empresas a chance da independência de departamentos inteiros de computação.

H

oje, quando falamos no termo planilha, logo relacionamos ao Excel, pois atualmente é um dos aplicativos da Microsoft mais utilizados como ferramenta de trabalho paraarquivamento de dados, mas o precursor foi a Visicalc, Supercalc, Multiplan, Quatro Pro for Windows e a famosa Lotus, que durante certo tempo foi a grande aposta dessa área.

Antigamente, o termo planilha dizia respeito às folhas de papel quadriculadas que eram usadas por contadores e administradores de empresas, que as utilizavam para armazenar uma grande quantidade de números, dispostos em linhas ecolunas. Esses números poderiam ser somados, subtraídos e comparados, uns aos outros.
A quantidade de papéis era grande e causava desconforto. Como tudo era feito manualmente ao alterar um valor no centro da planilha, era necessário apagar os valores e recalcular todos eles com base nas novas alterações realizadas.

Início das Planilhas

Tudo começou em 1980 (EUA), quando um aluno DanielBricklin numa aula de controladoria percebeu que o professor levava algum tempo para fazer alguns cálculos em uma planilha de controle na lousa. Então surgiu a idéia de juntamente com o colega automatizar o processo, elaborando um programa que simulava o quadro negro do professor. Neste momento surgi à primeira planilha eletrônica. Logo fundaram a empresa VISICORP, lançaram a planilha nomeando deVISICALC.
Nesta época os computadores tinham poucas funcionalidades, e com a VISICALC impulsionou a venda dos computadores.
Com este programa você poderia mudar o conteúdo de uma célula, por exemplo, e a planilha inteira seria recalculada automaticamente.

Após o sucesso da VISICALC, em 1983 a Lotus Corporation lançou um programa integrado, que além de ser uma planilha também gerava gráfico etratava os dados como uma ferramenta de base de dados. Com isso, a Lotus por um tempo tornou-se a grande líder do mercado.

Na década seguinte a Microsoft lançou a sua planilha, o EXCEL, desbancando as demais com o monopólio da Microsoft. O software tornou-se alvo de um processo judicial, por causa de uma marca registrada por outra empresa que já comercializava um pacote de software chamado...
tracking img