Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APPLE
Em 1976 dois colegas de faculdade, Steve Jobs e Steve Wozniak começaram a “brincar” com seus primeiros computadores, fabricados ainda de forma rústica por eles mesmos. Na época obviamente, não se pensava no termo “computador pessoal”, as pessoas queriam uma máquina de escrever, mas computadores domésticos era uma loucura!
 
Steve Jobs e seu parceiro então construíram o primeirocomputador que fazia operações simples, e o nome do projeto ficou conhecido como Apple I. O computador era uma simples caixa de madeira que armazenava uma placa de circúitos.  Apresentada a várias empresas como a Atari e HP, o computador foi recusado e visto com desprezo… Sim,  eles não sabiam, mas tinham recusado uma verdadeira máquina da fortuna.  Enquanto o Apple I não despertava interesse para asgrandes empresas, os usuários comuns estavam se aproximando cada vez mais.

Steve Jobs e Steve Wozniak

I 7000
O microcomputador I-7000 é um produto de desenvolvimento inteiramente nacional, lançado pela ltautec -Itaú Tecnologia S.A.-, uma empresa até então conhecida pelos seus equipamentos de automação bancária. As características incorporadas ao I-7000 permitia sua utilização em uma ampla faixade aplicações, desde profissional (médicos, engenheiros, economistas etc.) até as de empresas de pequeno a médio porte. Além disso, sua capacidade de atuar como terminal de vídeo ou como equipamento de entrada de dados tornava o I-7000 atrativo para a conexão com computadores de médio a grande porte, também em empresas maiores (bancos, indústrias, hospitais etc.).

Unidade Central
 Omicrocomputador I-7000 é apresentado em configuração modular. O módulo base contém a UCP, controlada por um microprocessador de 8 bits, de tipo NSC800 D-4 (National), operando em 4 MHz. A memória principal é dividida em um setor fixo do tipo EPROM, com 4 kbytes de capacidade, contendo um programa pré-gravado, para início automático de operação do sistema (boot), com funções de teste automático de defeitosde hardware, e um setor de memória de usuário (RAM), com capacidade inicial de 64 kbytes, mas que pode ser expandido internamente até 128 kbytes. É possível ainda adicionar, através de um conector frontal no módulo base, cartuchos de programas gravados em memória EPROM.
               Esse sistema permite acesso e utilização rápido dos programas mais freqüentemente empregados pelo usuário -como ointerpretador BASIC, programa de processamento de textos, etc.-, dispensando muitas vezes a utilização de disquetes ou cassetes para o carregamento de programas.
               O módulo base é construído em uma resistente caixa de poliuretano expandido com resina anti-chama e contém espaço para o encaixe de placas de controle de disquetes, impressora, vídeo, interfaces de comunicação tipo BSC,telex ou discada (até quatro placas de expansão).
               Outras características padrões do módulo base são: conectores para até dois gravadores tipo cassete e impressora tipo paralela (protocolo Centronics ou Data Products), alto-falante interno, conectores para dois joysticks, e uma interface de comunicação RS-232C (serial). Caso seja necessária a adição de mais do que quatro módulos deexpansão, o usuário poderá utilizar um minigabinete externo.
A configuração mínima do microcomputador Itautec I-7000 inclui unidade central de processamento (UCP), teclado e monitor monocromático de vídeo. O Interpretador BASIC e outros aplicativos podem ser carregados por cartucho removível.
 
 
Em sua versão completa, o Itautec I-7000rdispõe de armazenamento de memória auxiliar em disquetesde 8 polegadas de até 1,1 Mbytes cada e impressora serial.
 
 
Teclado
 O teclado faz parte, fisicamente, do módulo base. Ele é constituído de oitenta teclas mecânicas, como as das máquinas de escrever, divididas em quatro partes:
* Parte padrão de letras, números e caracteres especiais, inclusive de acentuação de língua portuguesa, com disposição idêntica à de uma máquina de escrever...
tracking img