Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projetos
________________________________________
A seguir são apresentados os principais projetos criados ao longo do processo de informatização da educação no Brasil. Dentre eles os mais importantes para a criação de uma cultura nacional sobre o uso do computador na educação foram os projetos EDUCOM, FORMAR.

Projeto Educom

O projeto EDUCOM surgiu no período que o país ainda vivia nareserva total de mercado, ou seja, não era possível adquirir equipamentos e softwares estrangeiros. E como não havia, até então, uma indústria que possibilitasse o desenvolvimento de computadores e muito menos de softwares de acordo com a demanda do país. (eram caros e restritos) à informática educacional eram desenvolvidas em escolas particulares e em pouquíssimas universidades.
O projeto EDUCOMé o primeiro e principal projeto público a tratar da informática educacional, originou-se do 1º Seminário Nacional de Informática na Educação realizado na Universidade de Brasília (1981). Agregou diversos pesquisadores da área e teve por princípio o investimento em pesquisas educacionais. Este projeto forneceu as bases para a estruturação de outro projeto, mais completo e amplo, o PRONINFE.
Em1983 uma comissão criada pela SEI, elaborou o Projeto EDUCOM que consistia na implantação de centros-piloto em universidades públicas, voltados à pesquisa no uso de
informática educacional, à capacitação de recursos humanos e à criação de subsídios para a elaboração de políticas no setor. As primeiras entidades que participaram das pesquisas sobre a utilização do computador na educaçãobrasileira foram: UFRJ, UNICAMP e UFRGS.
Várias foram as metas do projeto EDUCOM, uma delas era desenvolver a pesquisa do uso educacional da informática, ou seja, perceber como o aluno aprende sendo apoiado pelo recurso da informática e se isso melhora efetivamente sua aprendizagem. Outra meta era levar os computadores às escolas públicas, para possibilitar as mesmas oportunidades que as particularesofereciam a seus alunos.
Em 1984, o Centro de Informática do MEC (CENINFOR) foi reestruturado para assumir a
coordenação do projeto EDUCOM e recebeu a responsabilidade de implementá-lo, coordená-lo e supervisioná-lo. Assim o MEC assumiu a liderança nesta área, inclusive
mantendo o respaldo financeiro necessário para sua operacionalização.
Esse projeto sucumbiu devida ás dificuldadesemergentes impostas pelos organismos governamentais em decorrência de transições governamentais. Só em 1996 ocorre nova tentativa de reestruturação e implementação do EDUCOM, não mais tendo as ações operacionalizadas mediadas por órgãos dos sistemas educacionais, mas sim pelas próprias universidades.
Foram construídos os CIED's - Centro de Informática na Educação, ambientes de aprendizageminformatizados, integrados por diversos profissionais, os quais tornariam centro de multiplicadores da tecnologia informática para as escolas públicas.
O fato de maior importância neste projeto é que foi adotada uma “metodologia de planejamento participativo na organização, realização e avaliação das experiências de informática na educação no Brasil”. Este fato fez com que representantes técnico-científicos,professores e equipes técnico-administrativas participassem do processo, dando-lhe uma abordagem interdisciplinar.
As contribuições do Projeto EDUCOM foram importantes e decisivas para a criação e o desenvolvimento de uma cultura nacional de uso de computadores na educação, especialmente voltada para realidade da escola pública brasileira.
Deve-se observar que o EDUCOM é um projeto de pesquisavoltado para as escolas de 2º. Grau, e está interessado no desenvolvimento de novas metodologias de ensino, na promoção de uma aprendizagem mais ativa e significativa, numa educação básica de melhor qualidade.

Projeto Formar

O Projeto FORMAR, implementado em 1987, foi criado por recomendação do Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação - CAIE/MEC, sob a...
tracking img