Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário 02

* A auditoria de sistema não está pressa a atuar apenas em uma parte da organização mais ela precisa atender a todos os níveis, ou seja, estratégico, gerencial ou operacional, tendo conhecimento de um todo da empresa. Dessa forma é possível extrair os objetivos a serem desenvolvidos no decorrer do percurso que são:
* Auditoria de sistemas em produção: Verifica ondeocorrem os erros e traça uma maneira de corrigi-los.
* Auditoria durante o desenvolvimento de sistemas: estar presente em toda a fase de construção do desenvolvimento do sistema como medida preventiva.
* Auditoria administrativa e operacional do ambiente de processamento eletrônico de dados: Abrange toda área de processamento de dados assim como contratos de software e hardware, normastécnico-operacionais, custo, nível de utilização dos equipamentos, traçando também um plano de segurança e de contingência, prevenindo futuros riscos. Exemplo disso tem o backup como forma de contingência.
* Auditoria de eventos específicos: são possíveis eventos detectados depois que foi feito a auditoria e que devem ser levados a conhecimento do mesmo.


* Na fase de desenvolvimento énecessário ter um capital onde este capital será aplicado em contratação de pessoas, aquisição de materiais como exemplos temos: computadores, ou seja, tecnologia. Onde haverá todo um processamento para que assim no final do processo venha ser gerado o produto final que é um sistema de informação. Contudo a atuação da auditoria em um sistema já formado é a seguinte:
* Levantamento do sistema atual,* Estudo de viabilidade,
* Anteprojeto do sistema novo, também, conhecido como projeto lógico,
* Detalhamento do projeto,
* Programação e depuração (projeto físico), e
* Implantação do sistema.

Já na fase de produção do sistema ele tem como entrada os dados (Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação deoutras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações.), onde devem ser processados, mantendo-os em discos magnéticos e depois divulgar as informações necessárias.
Dessa forma a auditoria realizará teste e avaliações, que vão servir de realimentação do processo na criação do novo sistema.

* Os parâmetros auditados no Controle Interno Contábil são divididos emquatro que são:
* Segurança física, que nada mais é do que recursos matérias e humano aplicado ao ambiente de T.I.
* Segurança lógica consiste em avaliar o nível de segurança do sistema, onde pode ser encontrados falhas e erros no sistema sendo feitas através de testes.
* Confiabilidade é o grau de sigilo ou segurança da informação perante terceiros que tentam obter essas informaçõessem a devida autorização.
* Obediência à legislação consiste em saber se tudo o que estiver sendo feito esta de acordo com as leis em vigor no país.
A validação sobre esses parâmetros de controle interno está corelacionada a necessidades do sistema de informação para isso ele tem que estar atendendo as regulamentações e condicionantes determinadas pelo ambiente externo, exemplos disso tem:governo, mercado, concorrente e outros segmentos da sociedade.
Os parâmetros auditados no Controle Interno Administrativo são dois:
* Eficiência, estar relacionado à satisfação do usuário final, ao atendimento adequado dos objetivos e necessidade da empresa ou organização.
* Obediência às diretrizes administrativas verifica se as normas, procedimentos estão sendo obedecidas pelosdiversos setores da organização.

* Basicamente o ponto de controle é uma dada situação onde merece ser validada pela auditoria de sistemas, esses pontos tem as seguintes características que são:
* Processo que é composta de rotinas operacionais e controle, etapas do ciclo de desenvolvimento de software, manutenção e outros.
* Resultados que são constituídos por documentos, arquivos,...
tracking img