Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM INFORMÁTICA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

UNIDADE 1 – CONCEPÇÕES E TEORIASDO DESENVOLVIMENTO HUMANO

SETEMBRO/2009

PROFESSORA: LUIZA CASTELO BRANCO DANTAS

ALUNO: JOSÉ ANÍLSON PIMENTA DE SOUSA

E-MAIL: anilsonpimenta@hotmail.com

1) Faça uma síntese das concepçõesde desenvolvimento humano, quais sejam: inatismo, empirismo e interacionismo. Destaque uma destas abordagens e explicite como ela pode interferir no processo de ensino-aprendizagem.

Aproposta da teoria inatista é inspirada em um modo de pensar especulativo e não científico. De um modo geral, a teoria inatista baseia-se na crença de que as capacidades básicas do ser humano comopersonalidade, valores, comportamentos, formas de pensar, entre outras são inatas, isto é, já se encontram prontas no momento do nascimento. Portanto, o processo pedagógico depende apenas de traçoscomportamentais ou cognitivos inerentes ao aluno, excluindo ou secundarizando as interações socioculturais na formação das estruturas cognitivas da criança.

A teoria empirista atribui um imenso poder aoambiente na constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento. Os empiristas acreditam que o conhecimento ocorre através dos sentidos. Desta forma,pode-se dizer que alguém conhece uma cidade por que a vê, que conhece uma música por que a escuta. A proposta de aprendizagem é estruturada de modo a dirigir o aluno pelos caminhos adequados para atingiro comportamento final desejado e é nesta questão que se afirma a concepção diretiva do empirismo, no qual a escola induz o comportamento do aluno segundo sua proposta pedagógica e no qual o ensino éestabelecido por conteúdos programáticos e ordenados em uma seqüência lógica e psicológica.

As teorias interacionistas apóiam-se na idéia de interação entre o ser humano e o meio. A...
tracking img