Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inecomp_informática Apostila: Informática – Hardware & Software – Prof. André Wescley-wescleyazevedo@hotmail.com

Apostila de Informática

INFORMÁTICA HARDWARE & SOFTWARE

Prof. José Alberto©

1

Inecomp_informática Apostila: Informática – Hardware & Software – Prof. André Wescley-wescleyazevedo@hotmail.com

Sistema de Processamento de Dados
Estamos iniciando um novo milênio. Então,de agora em diante, tarefas simples estarão cada vez mais automatizadas. O computador deve ser visto como um grande aliado para as nossas tarefas do dia-a-dia, desenvolvido para melhorar a nossa qualidade de vida. No âmbito profissional, ele também é um aliado à nossa sobrevivência. Lembrese de que vivemos em um mundo globalizado, onde a competição é a única maneira de obtermos sucesso, e quesucesso é o resultado de uma equação constituída das seguintes variáveis: qualidade, rapidez e preço. Quando falamos em "Processamento de Dados" tratamos de uma grande variedade de atividades que ocorre tanto nas organizações industriais e comerciais, quanto na vida diária de cada um de nós. Para tentarmos definir o que seja processamento de dados temos de ver o que existe em comum em todas estasatividades. Ao analisarmos, podemos perceber que em todas elas são dadas certas informações iniciais, as quais chamamos de dados. E que estes dados foram sujeitos a certas transformações, com as quais foram obtidas as informações. O processamento de dados sempre envolve três fases essenciais: Entrada de Dados, Processamento, e Saída da Informação. Para que um sistema de processamento de dadosfuncione ao contento, faz-se necessário que três elementos funcionem em perfeita harmonia, são eles:

Hardware
Hardware é toda a parte física que compõe o sistema de processamento de dados: equipamentos e suprimentos tais como CPU, disquetes, formulários, impressoras.

Software
É toda a parte lógica do sistema de processamento de dados. armazenamos no hardware, até os programas que os processam.Desde os dados que

Peopleware
Esta é a parte humana do sistema: usuários (aqueles que usam a informática como um meio para a sua atividade fim), programadores e analistas de sistemas (aqueles que usam a informática como uma atividade fim). Embora não pareça, a parte mais complexa de um sistema de processamento de dados é, sem dúvida o Peopleware, pois por mais moderna que sejam os equipamentos,por mais fartos que sejam os suprimentos, e por mais inteligente que se apresente o software, de nada adiantará se as pessoas (peopleware) não estiverem devidamente treinadas a fazer e usar a informática. O alto e acelerado crescimento tecnológico vem aprimorando o hardware, seguido de perto pelo software. Equipamentos que cabem na palma da mão, softwares que transformam fantasia em realidadevirtual não são mais novidades. Entretanto ainda temos em nossas empresas pessoas que sequer tocaram algum dia em um teclado de computador. Mesmo nas mais arrojadas organizações, o relacionamento entre as pessoas dificulta o trâmite e conseqüente processamento da informação, sucateando e sub-utilizando equipamentos e softwares. Isto pode ser vislumbrado, sobretudo nas instituições públicas.

2 Inecomp_informática Apostila: Informática – Hardware & Software – Prof. André Wescley-wescleyazevedo@hotmail.com

Como funciona o Hardware
Para entender melhor o seu computador, vamos começar pelo que chamamos de Hardware. Hardware como você já viu é toda parte física do computador. O componente mais importante é, sem dúvida, o gabinete. É lá onde são abrigados os componentes eletrônicosresponsáveis pelo processamento das informações, a CPU – Unidade Central de Processamento, além de outras unidades como : disco rígido (ou winchester), disk drive, CD-ROM, placas, etc. Os gabinetes podem ser do tipo : AT (Padrão de caixa metálica usado na montagem de PCs com o processador Pentium e mais antigos) ou ATX (Padrão de caixa metálica usado na montagem de PCs com processador Pentium II e mais...
tracking img