Informatica e matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os programas educativos, se nos têm permitido tratar de algumas dificuldades de aprendizagem, têm trazido também novos problemas.
Afinal, concordando com Laborde e Laborde (1991) a respeito dosprogramas do tipo micro-mundo, particularmente em uma análise conjunta sobre o ambiente Logo e o programa Cabri, "assistimos a um simples deslocamento dos problemas". Os autores concluem que "a simplesvirtude de encorajar uma atividade exploratória não é suficiente para modificar o sistema de conhecimentos do usuário". E ainda, a respeito do Logo, que "em toda utilização do Logo a escolha dosproblemas depende do professor e somente os ‘bons’ professores obtêm ´‘bons’ resultados" (p.234). Portanto, além de uma ontologia da interface, certamente ilusória, como procuramos desenvolver, onde sãoanalisados aspectos do conhecimento estritamente relacionados ao meio, estão as questões diretamente relacionadas com o uso.
Outra ilusão diz respeito ao próprio computador. Isto porque todo recursoinformatizado tem um aspecto enganador. Aspectos como mobilidade, espaços virtuais, tempo real, são ilusórios, pois ocultam o investimento e o custo operacional, técnico, cognitivo – enfim, humano –, emjogo para que um programa apresente estas capacidades. No caso do Cabri – e trata-se certamente de um pequeno exemplo –, o que significa deslocar figuras em tempo real? Como é possível armazenar umainformação em macros? Essas questões, relativas à programação, parecem importantes do ponto de vista da aprendizagem, pois envolvem o contexto de criação do programa com suas respectivas implicações.Além disso, aprender como é possível, por exemplo, manter propriedades geométricas apesar dos deslocamentos pode ser tão ou mais importante que manipulá-las através de uma aparente transparência. Mas nãoé exatamente o aspecto enganador dos programas que revela sua inteligência? E será a inteligência de uma máquina hoje e sempre uma mera ilusão?
Finalmente, a ilusão da ilusão. Estamos num...
tracking img