Informatica resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vetores ou arrays
Vetores, ou arrays são estruturas de dados lineares e estáticas, isto é, são compostas por um número fixo (finito) de elementos de um determinado tipo de dados. O tempo de acessoaos elementos de um vetor é muito rápido, sendo considerado constante: o acesso aos elementos é feito pelo seu índice no vetor. Porém, a remoção de elementos pode ser custosa se não for desejável quehaja espaços "vazios" no meio do vetor, pois nesse caso é necessário "arrastar" de uma posição todos os elementos depois do elemento removido.
Lista
Uma Lista é uma estrutura de dados linear.Uma lista ligada, também chamada de encadeada, é linear e dinâmica, é composta por nós que apontam para o próximo elemento da lista, com exceção do último, que não aponta para ninguém. Para compor uma listaencadeada, basta guardar seu primeiro elemento.
Fila
As filas são estruturas baseadas no princípio FIFO (first in, first out), em que os elementos que foram inseridos no início são os primeiros aserem removidos. Uma fila possui duas funções básicas: ENQUEUE, que adiciona um elemento ao final da fila, eDEQUEUE, que remove o elemento no início da fila. A operação DEQUEUE só pode ser aplicado se afila não estiver vazia, causando um erro de underflow ou fila vazia se esta operação for realizada nesta situação.
Pilha
A pilha é uma estrutura de dados baseada no princípio LIFO (last in, firstout), na qual os dados que foram inseridos primeiros na pilha serão os últimos a serem removidos. Existem duas funções que se aplicam a todas as pilhas: PUSH, que insere um dado no topo da pilha, e POP,que remove o item no topo da pilha.
Árvores
Uma árvore é uma estrutura de dados em que cada elemento tem um ou mais elementos associados, podendo definir-se uma árvore recursivamente como:
1.uma estrutura (uma árvore);
2. um nó (designado por raiz), que contém a informação a armazenar e um conjunto finito de árvores (as sub-árvores).
3. Não Existe árvores vazias, no mínimo...
tracking img