Informatica na medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
SOFTWARE MÉDICO 4
SOFTWARE MÉDICO PARA INFORMATIZAÇÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS 4
FUNÇÕES BÁSICAS DE UM SOFTWARE MÉDICO 5
FUNÇÕES AVANÇADAS DE UM SOFTWARE MÉDICO E SEUS BENEFÍCIOS 5
O REGISTRO MÉDICO ELETRÔNICO 8
SISTEMA DE APOIO A DESCISÕES MÉDICAS 9
O Estudo 11
Resultados 11
RADIOGRAFIA DIGITAL 12
DICOM 13
MEDICINA VIRTUAL 14


INTRODUÇÃO

A informáticana sociedade atual é um poderoso instrumento para agilizar a informação, poucos são os setores que não utilizam esse recurso. O computador constituiu-se num fato na sociedade geral, onde desde a década de 50, está inserido na área da saúde nos Estados Unidos.

Segundo MARIN (1995), os computadores auxiliavam apenas as áreas financeiras e administrativas dos hospitais, como também era utilizadopara o controle de custos, material e pessoal.

Por volta da década de 60, começaram a surgir as primeiras aplicações da informática em enfermagem no setor de ensino, onde iniciaram as pesquisas na área para desenvolver e implantar sistemas que auxiliam no atendimento direto ao paciente (HANNAH, 1990, apud MARIN, 1995).

A partir do desenvolvimento de novos equipamentos e software, muitosenfermeiros passaram a desenvolver aplicativos para uso específico da enfermagem, principalmente nos Estados Unidos.
Em 1990 na cidade de São Paulo, foi fundado o Núcleo de Informática em Enfermagem (NIEn), da Escola Paulista de Medicina, que possui destaque no cenário nacional, por reunir diversos profissionais da área de informática em saúde, viabilizando fóruns de discussão e troca de experiências(MARIN, 1995).

O presente artigo de revisão bibliográfica tem como objetivo, verificar as diversas áreas de enfermagem em que a informática está inserida e como estes recursos estão sendo aplicados nestas áreas, através de sistema eletrônico Lilacs e Medline e resumos do ultimo Congresso Internacional de Informática em Enfermagem.




SOFTWARE MÉDICO

Basicamente, um software médico ouprograma médico é um sistema informatizado que auxilia as atividades de clínicas, consultórios e diversos ambientes médicos.

Compreender as possibilidades da informatização médica passa por compreender como os computadores e sistemas podem auxiliar na melhoria dos processos em medicina. Com o avanço da informática e da internet, o software médico vem ampliando sistematicamente sua presença nodia-a-dia dos profissionais de saúde, com impacto nos serviços prestados ao paciente e na promoção da saúde.

Existem muitos tipos de software disponíveis para o auxílio da prática médica e apoio à promoção de saúde.
Uma importante categoria de software médico são aqueles dedicados à informatização das rotinas de atendimento médico, sendo que a maioria deles incorpora o prontuário do paciente,que - uma vez informatizado - passa a chamar-se “Prontuário Eletrônico do Paciente” (PEP).


SOFTWARE MÉDICO PARA INFORMATIZAÇÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

Nesta categoria existem sistemas voltados para a informatização de clínicas onde trabalham profissionais multidisciplinares e os voltados exclusivamente para o médico em seu consultório.

Existem dezenas de sistemas disponíveis nestacategoria, do mais simples ao mais complexo. Os sistemas podem concentrar-se única e exclusivamente na eliminação dos papéis ou ir além, aproveitando todos os recursos da informática e da internet para aperfeiçoar os resultados para o médico e para o paciente.

FUNÇÕES BÁSICAS DE UM SOFTWARE MÉDICO

• Função de agendamento: A agenda eletrônica permite a marcação de compromissos, lista detelefones, agendamento de recados, agenda de pendências.
• Função de prontuário eletrônico: Anotação dos dados pessoais, anamneses e evolução com consultas e retornos, além de outros textos do paciente, armazenamento de imagens e vídeos. Nessa parte do software é alocada a história do paciente. Trata-se de um recurso essencial no tratamento de pacientes crônicos.
• Função de tabelas: O sistema deve...
tracking img