Informatica intra e extranet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Informática



Assunto:

INTRANET & EXTRANET










Autor:
Desconhecido








INTRANET / EXTRANET





1. Introdução


Atualmente, quem acessa a Internet, conhece o seu lado popular, sites sobre lazer, shopping, cultura, etc... As tecnologias surgidas com a internet estão conquistando rapidamente as empresas coma montagem das redes de comunicação internas chamadas intranets, que têm a ver com os sistemas corporativos de informações, e que também podem ser acessados via Internet. As empresas descobriram que podem criar redes como a Internet, porém privadas, as Intranets, que cumprem o papel de conectar entre si filiais, departamentos, fornecedores, clientes, etc, mesclando (com segurança) as suas redesparticulares de informação com a estrutura de comunicações da Internet.




1.1 - A Montagem da Intranet


Basicamente a montagem de uma intranet consiste em usar as estruturas de redes locais existentes na maioria das empresas, e em instalar um servidor Web.


Servidor Web - É a máquina que faz o papel de repositório das informações contidas na intranet. É lá queos clientes vão buscar as páginas HTML, mensagens de e-mail ou qualquer outro tipo de arquivo.


Protocolos - São os diferentes idiomas de comunicação utilizados. O servidor deve abrigar quatro protocolos. O primeiro é o HTTP, responsável pela comunicação do browser com o servidor, em seguida vem o SMTP ligado ao envio de mensagens pelo correio eletrônico, e o FTP usado na transferênciade arquivos. Independentemente das aplicações utilizadas na intranet, todas as máquinas nela ligadas devem falar um idioma comum: o TCP/IP, protocolo da internet.


Identificação do Servidor e das Estações - Depois de definidos os protocolos, o sistema já sabe onde achar as informações e como requisitá-las. Falta apenas saber o nome de quem pede e de quem solicita. Para isso existemdois programas: o DNS que identifica o servidor e o DHCP (Dinamic Host Configuration Protocol) que atribui nome às estações clientes.


Estações da Rede - Nas estações da rede, os funcionários acessam as informações colocadas à sua disposição no servidor. Para isso usam o Web browser, software que permite folhear os documentos.


[pic]




1.2 - ExtranetA rigor uma intranet pode operar apenas como uma rede corporativa dentro dos limites da empresa, porém pode ser vantajoso a ligação da intranet com a internet, neste caso chamada de extranet.


O usuário doméstico que acessa a intranet de uma empresa não percebe que está na intranet. A diferença é percebida somente em termos de velocidade pelos funcionários, quando estes saem daintranet e acessam a internet do computador de sua seção.


Conectando a intranet à internet - Usa-se um roteador para encaminhar as informações da internet para a rede corporativa e vice-versa. Para obter esta ligação é necessário a contratação de um canal de dados junto a Telebahia. O próximo passo consiste em registrar um Domínio e obter um endereço IP junto a EmbratelProtegendo a Intranet - É necessário proteger a Web corporativa contra a invasão de intrusos. Isso é feito por um computador dedicado que serve de porteiro, que supervisiona o transito das informações entre a intranet e a extranet e vice-versa. Esse computador roda um programa conhecido como firewall .


[pic]


1.3 - Profissionais Especializados


Para amanutenção destes computadores e programas é necessário contratar os serviços de profissionais especializados. Que é o grande segredo para obter sucesso com a intranet.


Webmaster - Cuida do servidor e das conexões da rede. Sua principal função é fazer com que os funcionários da empresa tenham acesso às informações que lhe são pertinentes.


Webdesigner - É o responsável por...
tracking img