Informatica em saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante séculos, na história da medicina, as informações a respeito de saúde foram “monopólio” daqueles diretamente ligados à medicina, em sua maioria, os médicos. No inicio as informações eram passadas de mestres doutores para os futuros profissionais da área (os “estudantes”) e alguns conhecimentos eram adquiridos empiricamente com a experiência no decorrer do exercício da profissão médica.Mais tarde essas aquisições empíricas e científicas foram compiladas em livros a fim de facilitar e tornarem “eternos” tais conhecimentos. Os livros por sua vez foram agrupados em bibliotecas públicas ou privadas, ligadas o não a Universidades, mantendo desta forma a informação em saúde, novamente mais próxima do profissional de saúde do que da população em geral, assim como os informes, jornais erevistas médicas.
O momento em que talvez este “monopólio indireto” da informação em saúde tenha sido quebrado de forma mais intensa, tenha ocorrido com a informatização da medicina e mais recentemente com a internet. Este fato possibilitou que todos (ligados ou não a medicina) tivessem acesso de maneira rápida e direcionada a todo tipo de informação ligada a saúde. Isto seria uma maneira ideal deinformação (conhecimento de saúde que é um bem e um direito de todos, disponível para todos), se não fossem os problemas criados e intrínsecos a este tipo informação.
PROBLEMAS ATUAIS EM SE LIDAR COM INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Com a introdução da informática como meio de informação em saúde, muitos avanços e facilidades por esta foram propiciadas, no entanto acompanhadas de alguns problemas: Entreeles:
A necessidade de uma ferramenta mais cara que os antigos livros para se obter a informação (o computador).
A criação de sistemas ou programas específicos por especialistas de outras áreas que não os da saúde, o que tornou muito dispendioso este tipo de informação.
Aquisição de conhecimentos em informática para lidar com este tipo de informação.
Grandes investimentos em recursos humanos naárea da computação por parte das instituições de saúde, com pouco retorno financeiro.
Necessidade de grandes investimentos financeiros para a implantação de cursos de informática em instituições formadoras de profissionais da saúde (escolas médicas e universidades).
No entanto, foi com a introdução da Internet como meio de informação em saúde que os maiores benefícios e facilidades foramadquiridos. Outrora, juntamente com alguns problemas.
Os principais problemas deste tipo de ferramenta de informação são:
Custo dos equipamentos necessários (não está acessível a todas as pessoas)
Necessidade de uma tecnologia de telecomunicação elaborada (telefonia, cabos, Internet)
Treinamento e capacitação para a utilização de computadores.
Constante atualização de dados.Necessidade por parte do usuário de discernir aquilo que é realmente científico e verdadeiro daquilo sem embasamento científico.
Possibilidade deste tipo de informação ser vinculada à Internet por pessoas que não detentoras do conhecimento de saúde (lixo da Internet).
Possibilidades de empresas privadas e estritamente comerciais (laboratórios farmacêuticos e clínicas particulares) divulgareminformações de interesse próprio e somente com fins lucrativos.
Banalização da medicina e da função do profissional médico.
A impossibilidade de uma fiscalização efetiva sobre as informações em saúde divulgadas na Internet.
Interpretação errônea das informações por parte dos usuários.
A necessidade da utilização de uma linguagem acessível àquele que vai procurar a informação.

OATRASO DA INFORMATIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
A utilização da informática, ocorrido a partir do início da década de 60, teve grande expansão entre as instituições de saúde. Comparada com outras áreas da atividade humana, a medicina embora tenha sofrido grandes avanços (até explosivo na última década) apresenta dificuldade em seu crescimento. Podemos enumerar alguns fatores que dificultaram...
tracking img