Informalidade empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
introdução
Para dar inicio ao estudo gostaria de citar o texto que foi dado para analisar.
A informalidade Empresarial
Para dar inicio ao estudo gostaria de citar o texto que foi dado paraanalisar.
Adriana e Lucélia, estudantes de Direito, tentando melhorar sua renda, decidem vender bombons em uma lojinha aberta na residência de Lucélia com o nome de “chocoamor”.
Lucélia por fornecer osingredientes, o local de produção e venda, além de participar da produção dos bombons, recebe do lucro obtido o montante de 70% enquanto Adriana, por somente vender os mesmos recebe do lucro o montantede 30%, acordo este efetuado apenas verbalmente entre ambas. Após 3 meses em tal atividade, recebe Adriana uma citação de ação de indenização em decorrência de prejuízos havidos por Jenifer em face detratamento médico e internação em hospital por intoxicação alimentar em decorrência do consumo de um de seus bombons, comprovada tanto pelo laudo médico, quanto por um recibo de compra assinado porAdriana.

DESENVOLVIMENTO
Pergunta-se:
a) No caso em questão existiu sociedade? Em caso positivo, de que tipo? Explique
fundamentadamente indicando os elementos caracterizadores e as conseqüênciasdeste tipo empresarial.
Sim .sociedade de fato pois sociedade de fato são sociedade que não possui ato constitutivo ou seja aquelas que se contratam verbalmente. É a que se forma do acordo entreduas ou mais pessoas para a exploração de negócios em comum, sem atender às formalidades legais de registro de contrato e de firma. As sociedades de fato podem preexistir sem contrato escrito. Assim,comprovam-se por fatos circunstanciais, que atestam sua real, ou efetiva existência, e a intenção das pessoas que a compõem em manter uma soma de negócios sob uma comunhão de interesses e de bens.essetipo de sociedade empresarial pode trazer conseqüências como por exemplo:
- ilegitimidade ativa para pedir falência e impetrar concordata;
- ineficácia probatória dos livros empresariais (pois sem...
tracking img