Informacao contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:

A utilização das informações contábeis

DELIMITAÇÃO DO TEMA:

Demonstrações contábeis

Um estudo sobre analise da concessão de microcrédito a micro e pequenas empresas da cidade Manaus usando a informação contida nas demonstrações contábeis como indicadores de analise econômico-financeiros das empresas e necessidade de capital de giro e capacidade de pagamento.



ESTUDODE CASO


Agência de Fomento do estado do Amazonas S.A –AFEAM


Missão
Concorrer para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado do Amazonas, através de ações de apoio técnico e creditício que propiciem a geração de emprego, renda e a melhoria da qualidade de vida do povo amazonense.





Problema




Como demonstrar a importância das informações contábeis, da microe pequena empresa da cidade Manaus, indicadores essenciais a analise da situação financeira e econômica e sua capacidade de pagamento da empresa nos processos de operação da ação de crédito?


Hipótese

A ineficiência uso inadequado das informações contábeis contidas nas demonstrações contábeis na hora da concessão de financiamento tem sido responsável pelo o alto índice de inadimplência nosúltimos anos. ampliar





Justificativa


Análise de Crédito é o momento no qual o agente cedente irá avaliar o potencial de retorno do tomador do crédito, bem como, os riscos inerentes à concessão. Tal procedimento é realizado, também, com o objetivo de ser possível identificar os clientes que futuramente poderão não honrar com suas obrigações, acarretando uma situação de risco decaixa à organização.

Através da deste processo será possível identificar se o cliente possui idoneidade e capacidade financeira suficiente para amortizar a dívida que se pretende contrair.

Tendo como pressuposto o postulado acima este trabalho o objetiva o estudo dos procedimentos adotados pela AFEAM para medir da capacidade de pagamento de seus clientes , através da avaliação dasdemonstrações contábeis como indicadores econômico-financeiros da micro e pequena empresa e assim garantir o capital aplicado.

Portanto, as informações das demonstrações contábeis se constitui num forte aliado no processo de conferir a performance do cliente, permitindo que se detenha uma noção básica da evolução ou involução da sua situação econômico-financeira. Esse instrumento possibilita,também, a aferição da empresa gerar meios de pagamento para o cumprimento das obrigações que pretenda assumir. Um dos instrumentos para definição da performance da empresa está na análise e interpretação dos indicadores econômico-financeiros, que devem ser usados em conjunto para complementares outros tipos de análise financeira.


. A análise financeira refere-se à avaliação ou estudo daviabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.

Para que o analista possa verificar a situação económico-financeira de uma empresa, torna-se fundamental o recurso a alguns indicadores, sendo que os maisutilizados são aqueles que assumem a forma de rácios. Estes apresentam uma vantagem, não só de tornar mais precisa a informação, como também de facilitar comparações, quer para a mesma empresa, ao longo de um certo período de tempo, quer entre empresas distintas, num mesmo referencial de tempo. Contudo, convém salientar que os rácios apenas constituem um instrumento de análise, que deve, sercomplementado por outros tantos. Com efeito, a análise de indicadores, fornece apenas alguns indícios que o analista deverá procurar confirmar através do recurso a outras técnicas.

|[pic] |A técnica estabelecida pelos analistas financeiros consiste em estabelecer relações entre contas e agrupamentos de |[pic] |
| |contas do Balanço e de Demonstração de resultados entre outras...
tracking img