Informações sobre o terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No atual sistema globalizado, estamos vivendo de forma que, a autoridade publica estão dando ênfase na resolução de assuntos que na sua maioria não visam o bem estar do cidadão e do meio onde vivem. Gastando assim todos os seus recursos naturais, e deixando muitas pessoas perderem suas identidades como cidadãos.
No país estamos vivendo em um momento em que cada vez as pessoas estãose preocupando com os efeitos ambientais e sociais decorrentes á globalização, porém sabemos que nem todas as Cidades, as pessoas têm acesso às informações necessárias para fundar, implementar, ou se organizarem em um grupo de ações, sócio-política, cultural, ambientalista que possam assim defender interesses de sua comunidade local.
Com as crises econômicas, sociais e ambientais que afetam aqualidade do serviço e política pública, o setor privado começou a somar esforços na busca de uma melhor qualidade de vida para todos os segmentos da sociedade, através da criação de várias organizações sem fins lucrativas e não governamentais.
Essas organizações (ONG – Organização não Governamental) passaram a atuar em várias frentes: Área de saúde, assistência social, econômica, ambiental, culturale na educação entre outros. Provocando mudanças significativas na sociedade.
Essa pesquisa visa esclarecer, orientar e apresentar as ONGs e sua atuação, levando a reflexão e a conscientização dos indivíduos em busca de uma melhoria na qualidade de vida da sociedade como um todo. Bem como a importância da responsabilidade social.

1. Terceiro Setor
O terceiro setor é constituído pororganizações privadas sem fins lucrativos que geram bens, serviços públicos e privados. Todas elas têm como objetivo o desenvolvimento político, econômico, social e cultural no meio em que atuam. Além das organizações não governamentais (ONGs), o terceiro setor é constituído por cooperativas, associações e fundações.
O terceiro setor é mantido com recursos de doações de empresas, pessoas físicas e também comrepasse de verbas públicas. Existem também Muitas associações que conseguem obter recursos através da organização de festas, jantares, bazares e venda de produtos (camisa, agendas, etc...).
Outra característica importante das associações do Terceiro Setor é que elas contam com uma grande quantidade de mão-de-obra voluntária (não recebem remuneração pelo trabalho).
As organizações do terceirosetor atuam na sociedade prestando serviços para pessoas carentes que não podem contratar serviços do setor privado (segundo setor), uma vez que o setor público (primeiro setor) responsável pelas questões sociais, não consegue atender com qualidade todas as pessoas necessitadas.
- Principais personagens do terceiro setor:
➢ Fundações; Instituições que financiam o terceiro setor, fazendodoações às entidades beneficentes. O conceito de fundação é justamente o de acumular fundos para serem utilizados nos anos de crise, ou seja, dificuldade financeira.
➢ Entidades Beneficentes; São as operadoras de fato, cuidam dos carentes, idosos, meninos de rua, drogados e etc...
➢ ONGs; Organizações não governamentais que nos veremos mais aprofundamento a seguir.

2. ONG
A sigla Ongcorresponde à organização não-gorvenamental – uma expressão que admite muitas interpretações. A definição textual (ou seja, aquilo que não é do governo) é tão ampla que abrange qualquer organização de natureza não-estatal.
Em âmbito mundial a expressão surgiu pela primeira vez na ONU (organização das Nações Unidas), após a segunda guerra mundial, com o uso da denominação em inglês “Non-GovernmentalOrganizations (NGOs)”, para designar organizações supranacionais e internacionais que não foram estabelecidas por acordos governamentais.
Do ponto de vista formal, uma ONG é constituída pela vontade autônoma de pessoas, que se reúnem com a finalidade de promover objetivos comuns de forma não lucrativa. Nossa legislação prevê apenas três formatos institucionais para a constituição de uma...
tracking img