INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS

Em todos os textos, certas informações são transmitidas explicitamente, enquanto outras o são implicitamente, estão pressupostas ou subentendidas. Um texto diz coisas que parece não estar dizendo, porque não as mente. Umaleitura eficiente precisa captar tanto as informações quanto as implícitas. Um leitor perspicaz é aquele capaz de ler nas entrelinhas. Se não tiver essa habilidade, passará por cima de significados importantes ou — o que é bem pior — concordará comidéias ou pontos de vista que rejeitaria se percebesse.
Um texto pode ter dois tipos de informações: os pressupostos e os subentendidos. Estudemos cada um deles.
[pic]

Pressupostos são idéias não expressas de maneira explícita, que decorremlogicamente do sentido de certas palavras ou expressões contidas na frase Observe as frases abaixo:

a) André tornou-se um antitabagista convicto.

A informação explícita é que hoje André é um antitabagista convicto. Do sentido do verbotornar-se, que significa “vir a ser”, decorre, no entanto, logicamente a informação implícita de que anteriormente André não era um antitabagista convicto. Se André fosse antes um antitabagista convicto, não se poderia usar o verbo tornar-se.

b) Pedro é oúltimo convidado a chegar à festa.

A informação explícita é que Pedro chegou depois de todos os outros convidados. Se ele foi o último a chegar, está logicamente implícito que todos chegaram antes dele.

As informações explícitas podem serquestionadas pelo ouvinte, que pode ou não concordar com elas. Assim, pode-se, por exemplo, discutir o grau da convicção antitabagista de André. Os pressupostos, porém, devem ser verdadeiros ou, pelo menos, admitidos como verdadeiros, porque é a partirdeles que se constroem as afirmações explícitas. Isso significa que, se o pressuposto é falso, a informação explícita não tem cabimento. Assim, por exemplo, se Maria participa de todas as festas, não tem o menor sentido dizer Todos vieram; [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Informações implícitas em textos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Informa%C3%A7%C3%B5es-Impl%C3%ADcitas-Em-Textos/22592.html

MLA

"Informações implícitas em textos" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Informa%C3%A7%C3%B5es-Impl%C3%ADcitas-Em-Textos/22592.html>.

MLA 7

"Informações implícitas em textos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Informa%C3%A7%C3%B5es-Impl%C3%ADcitas-Em-Textos/22592.html>.

CHICAGO

"Informações implícitas em textos." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Informa%C3%A7%C3%B5es-Impl%C3%ADcitas-Em-Textos/22592.html.