Informações implícitas em textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS

Em todos os textos, certas informações são transmitidas explicitamente, enquanto outras o são implicitamente, estão pressupostas ou subentendidas. Um texto diz coisas que parece não estar dizendo, porque não as mente. Uma leitura eficiente precisa captar tanto as informações quanto as implícitas. Um leitor perspicaz é aquele capaz de ler nas entrelinhas. Se não tiveressa habilidade, passará por cima de significados importantes ou — o que é bem pior — concordará com idéias ou pontos de vista que rejeitaria se percebesse.
Um texto pode ter dois tipos de informações: os pressupostos e os subentendidos. Estudemos cada um deles.
[pic]

Pressupostos são idéias não expressas de maneira explícita, que decorrem logicamente do sentido de certas palavras ouexpressões contidas na frase Observe as frases abaixo:

a) André tornou-se um antitabagista convicto.

A informação explícita é que hoje André é um antitabagista convicto. Do sentido do verbo tornar-se, que significa “vir a ser”, decorre, no entanto, logicamente a informação implícita de que anteriormente André não era um antitabagista convicto. Se André fosse antes um antitabagista convicto, nãose poderia usar o verbo tornar-se.

b) Pedro é o último convidado a chegar à festa.

A informação explícita é que Pedro chegou depois de todos os outros convidados. Se ele foi o último a chegar, está logicamente implícito que todos chegaram antes dele.

As informações explícitas podem ser questionadas pelo ouvinte, que pode ou não concordar com elas. Assim, pode-se, por exemplo, discutir ograu da convicção antitabagista de André. Os pressupostos, porém, devem ser verdadeiros ou, pelo menos, admitidos como verdadeiros, porque é a partir deles que se constroem as afirmações explícitas. Isso significa que, se o pressuposto é falso, a informação explícita não tem cabimento. Assim, por exemplo, se Maria participa de todas as festas, não tem o menor sentido dizer Todos vieram; até Maria.Até, no caso, contém o pressuposto de que é inesperada ou inusitada a presença de Maria na festa.
Na leitura, é muito importante detectar os pressupostos, pois eles são um recurso argumentativo que visa a levar o leitor ou ouvinte a aceitar certas Como assim? Ao introduzir um conteúdo sob a forma de pressuposto, o falante transforma o ouvinte em cúmplice, pois a idéia implícita não é posta emdiscussão, é apresentada como se fosse aceita por todos, e os argumentos explícitos só contribuem para confirmá-la. O pressuposto aprisiona o ouvinte ao sistema de pensamento montado pelo falante. A demonstração desse fato pode ser feita com as tais “verdades incontestáveis”, que estão na base de muitos discursos:

Para que o Brasil se torne um país do primeiro mundo será preciso privatizar asempresas estatais, abrir a economia ao ingresso de produtos estrangeiros e terminar com os direitos trabalhistas que oneram a folha de pagamento e a Previdência Social.

O conteúdo explícito dessa frase é:
a) o ingresso do Brasil no primeiro mundo exigirá a privatização das em presas estatais;
b) o ingresso do Brasil no primeiro mundo exigirá a abertura da economia aos produtos estrangeiros;c) o ingresso do Brasil no primeiro mundo exigirá o término dos direitos trabalhistas.

Os conteúdos implícitos são:
a) o Brasil vai ingressar no grupo de países do primeiro mundo, se preencher essas condições;
b) no Brasil as empresas e o Estado são onerados pelos direitos trabalhistas.

Estaremos confirmando os pressupostos, se arrolarmos os seguintes argumentos contra o que está ditoexplicitamente:

a) existem países do primeiro mundo que se desenvolveram com base num setor estatal muito forte, que ainda é mantido,
b) há países do primeiro mundo que mantêm uma economia muito protegida da concorrência.
c) na maioria dos países do primeiro mundo, os trabalhadores têm mais direitos que no Brasil, e as empresas e o Estado, mais encargos com os trabalhadores.

No entanto,...
tracking img