Informática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 INTRODUÇÃO:
O uso do computador na educação tem como papel ultrapassar as fronteiras do educar convencional, dando oportunidade às escolas de renovar a forma de se trabalhar os conteúdos programáticos. A informática na educação possibilita ao educando a construção do seu conhecimento, transformando a sala de aula num espaço real de interação, de troca de resultados, e adaptando os dados àrealidade do educando.
Entretanto, nesse trabalho temos como objetivo apresenta uma visão geral das diferentes formas de utilização do computador na educação.
Certamente esse é o enfoque da informática educativa e, portanto, é a maneira como o computador é usado no ambiente de aprendizagem discutido ao longo desse trabalho.
A partir deste novo contexto de ensino-aprendizagem, tanto oaluno quanto o professor obtêm resultados positivos; o aluno através da diversidade, da dinâmica de exploração das informações e do intercâmbio de informações e ideias com outros alunos de outras escolas e outras culturas e, já o professor através da possibilidade de reciclagem de conhecimentos, ampliação de conceitos e de sua didática.
Quando se pensa em computador na educação, provavelmentepergunta-se: Como seria o uso inteligente dessa máquina na educação?
E é o que temos como objetivo mostrar no decorrer deste trabalho.

2.0 Um pouco de História

A introdução do computador na educação tem provocado uma verdadeira revolução na nossa concepção de ensino e de aprendizagem. Primeiro, os computadores podem ser usados para ensinar. A quantidade de programas educacionais e asdiferentes modalidades de uso do computador mostram que esta tecnologia pode ser bastante útil no processo de ensino-aprendizado. Segundo, a análise desses programas mostra que, num primeiro momento, eles podem ser caracterizados como simplesmente uma versão computadorizada dos atuais métodos de ensino. A história do desenvolvimento do software educacional mostra que os primeiros programas nesta áreasão versões computadorizadas do que acontece na sala de aula. Entretanto, isto é um processo normal que acontece com a introdução de qualquer tecnologia na sociedade. Aconteceu com o carro, por exemplo. Inicialmente, o carro foi desenvolvido a partir das carroças, substituindo o cavalo pelo motor a combustão. Hoje, o carro constitui uma indústria própria e as carroças ainda estão por aí. Com aintrodução do computador na educação a história não tem sido diferente. Inicialmente, ele tenta imitar a atividade que acontece na sala de aula e a medida que este uso se dissemina outras modalidades de uso do computador vão se desenvolvendo.
No decorrer dos tempos, as escolas estivem sempre em busca de novos recursos que possibilitassem a efetiva assimilação do conhecimento, recorrendo a todas asferramentas, desdeas mais simples, como cartazes e blocos lógicos, até as mais sofisticadas, como retroprojetores e projetores de slides.
Com o aumento da produção e transmissão do número de informações, a escola, responsável por seu papelprincipa, de formar cidadãos aptos a enfrentar as exigências dos novos tempo, tem buscado novosmeios de repassar ao aluno o conhecimento armazenado, utilizando-sede meios como a televisão, o videocassete e, mais recentemente, o computador, um poderoso auxiliar do professor, que encanta os alunos, facilitando o ensino das mais variadas disciplinas. Com a rápida expansão tecnológica, já não bastam os métodos convencionais de transmissão do conhecimento. Faz-se necessário o emprego de recursos capazes de interagir com o educando, desenvolvendo ao máximo suascapazesde intelectuais, inclusive, da maneira de enxergar o mundo que o cerca, mundo esse, cadavez mais globalizado e interligado.

3.0 O Uso do Computador na Educação
O uso do computador na educação tem como papel ultrapassar as fronteiras do educar convencional, dando oportunidade às escolas de renovar a forma de se trabalhar os conteúdos programáticos. A informática na educação...
tracking img