Informática e formação do professor: o uso e a gestão dos recursos tecnológicos

Páginas: 83 (20586 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
DANIELLA DE PAULA ARRUDA

INFORMÁTICA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: O USO E A GESTÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS

BELÉM-PARÁ
2004
DANIELLA DE PAULA ARRUDA

INFORMÁTICA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: O USO E A GESTÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS

Monografia apresentada ao Curso de Gestão Escolar do Centro Universitário do Pará, como requisito paraobtenção do Título de Especialista em Gestão Escolar, sob orientação da professora MSC. Ana Claudia Serruya Hage.

BELÉM-PARÁ
2004
DANIELLA DE PAULA ARRUDA

INFORMÁTICA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: O USO E A GESTÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS

Avaliado por:___________________________________
Professora MSC. Ana Claudia Serruya Hage

Data: 24/06/2004

BELÉM-PARÁ
2004

Dedico este trabalho aos meus familiares e amigos, nas mais diferentes circunstâncias, sempre pude contar com a presença solidária de pessoas, como vocês, muito se empenharam para que eu prosseguisse compassos seguros.
Daniella de Paula Arruda

Procuro com estas poucas palavras sinceras, agradecer a todos que, em diferentes momentos, marcaram a minha vida; pessoas que propiciaram o meu desenvolvimento profissional.
Daniella de Paula Arruda

Creio haver provado que só há uma solução para os problemas brasileiros da educação.Uma única. Exclusivamente uma: levar a educação a sério. É enfrentar a tarefa de criar, aqui e agora, para todas as crianças, a escola primária universal e gratuita que o mundo criou.
Darcy Ribeiro
RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA

O estudo em questão aborda a informática na educação enquanto fundamento na formação do professor, decorrente da presença das novastecnologias que facilitam o processo ensino-aprendizagem mediante o uso dos recursos da informação e da comunicação no espaço escolar. Sabendo-se que no final do século XX e início do século XXI, as tecnologias disponibilizadas ao ensino facilitam a interação do aluno com a informação, a formação do professor deve caminhar no sentido de articular as novas tecnologias no ensino visando oferecer aeducação em melhores níveis de qualidade. Objetivou-se refletir sobre a importância da tecnologia aplicada na educação especificamente centrada na formação do professor ao mesmo tempo em identificar-se às mudanças que elas proporcionam na prática pedagógica e no processo ensino-aprendizagem, e que reflexos elas apresentam enquanto alternativa de formação continuada. Para construção dos conhecimentos,adotou-se a pesquisa bibliográfica que permitiu fundamentar as bases teóricas e posteriormente foi realizado um conjunto de entrevistas com professores na escola pública, centrado na temática em estudo. Verificou-se que os professores, em sua maioria, ressentem-se em sua formação de subsídios teóricos e metodológicos quanto ao uso dos recursos disponibilizados pelas novas tecnologias, assim como adisponibilidade nas escolas públicas para o uso nas aulas é restrito, seja pela falta ou por questões de ordem administrativas que inviabilizam o alcance do ensino de qualidade. Concluiu-se que as novas tecnologias na formação do professor enquanto recurso disponível para a melhoria da qualidade do ensino, ainda se revela incipiente, seja no acesso às bases teóricas e aos potenciais que elasrevelam, como também na disponibilidade no espaço escolar.

Palavras-Chave: Tecnologia, Informática, Educação, Ensino, Formação de Professores.

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

The study in question it approaches computer science in the education while bedding in the formation of the decurrent professor of the presence of the new technologies that facilitate to the process...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldades do professor diante do uso pedagógico dos recursos tecnológicos
  • A utilização de recursos tecnológicos na ufrbcentro de formação de professores – amargosa/ba | |
  • Uso de TIC na formação de professores
  • Uso da informatica e a capacitação de professores
  • FORMAÇÃO PARA USO DO FACEBOOK® COMO FERRAMENTA DE TRABALHO, DESTINADA A PROFESSORES E ANALISTAS DE SUPORTE A...
  • USO-DA-INFORMATICA-COMO-RECURSO-PEDAGOGICO
  • O USO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO
  • CUSTOS DE MANUTENÇÃO E O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!