Informática na educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
O escopo deste resumo direcionado a Informática educativa visa à utilização do computador como uma ferramenta didático pedagógica para as práticas educacionais nas escolas de todo pais diversificando os componentes curriculares, estimulando a descoberta e a quebra de paradigmas tanto do aluno quanto do professor, preocupando-se com eficácia da construção do conhecimento.Não basta saber utilizar bem as ferramentas, É desejável que os professores tenham um planejamento consistente e objetivo a fim de se alcançar resultados. É importante que seja definido as atividades em que os alunos possam utilizar o computador como recurso didático e pedagógico.
Quando se pensa em tecnologias logo associamos a computadores, vídeo, softwares e Internet. Porém, o conceito detecnologia é muito mais abrangente. As Tecnologias são os meios, as ferramentas utilizadas para que os alunos aprendam. O giz que escreve na louça é tecnologia de comunicação que facilita e muito a aprendizagem. A forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros, isso também é tecnologia. O livro, a revista e o jornal são tecnologias. O gravador, o retroprojetor, a televisão, o vídeo tambémsão tecnologias, todas de valor relevante para o ensino-aprendizagem.
Ensinar é construir formas de Ensinar é transmitir conhecimentos é absorver atitudes e atos do que está a sua volta. Segundo Tiago Lara, o homem se educa na medida em que responde a desafios. E fundamentado crença de que o computador tem um importante papel para a educação, isso nos leva a afirmação de que podemos usar aInformática como um agente facilitador do ensino aprendizagem e, mais precisamente o uso de softwares educativos, um programa que ensina e diverte ao mesmo tempo. Software Educativo é todo programa de computador desenvolvido com a finalidade de colaborar como o processo ensino aprendizagem, fazendo associação de um rico conteúdo didático com um programa que ensine e divirta ao mesmo tempo, José A.Valente assevera que:
O computador pode ser usado na educação como máquina de ensinar ou como máquina para ser ensinada. O uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Do ponto de vista pedagógico esse é o paradigma instrucionista. Alguém implementa no computador uma série de informações e essas informações são passadas aos alunos naforma de um tutorial, exercício-e-prática ou jogo.
O objetivo principal é que a criança faça uso do Software, tenha prazer em lidar com ele e possa praticar de maneira clara e objetiva. Entretanto, o software educativo depende do apoio e da orientação do docente para poder mediar o processo de ensino aprendizagem e fazer bom uso dessa poderosa ferramenta, dentro de um contexto educacionalpróspero e inovador.
O software educativo funciona como um instrumento lúdico que facilita a aquisição do conhecimento. Nos softwares educativos, a qualidade do processo de desenvolvimento é essencial para a obtenção da qualidade do produto. Eles devem oferecer fatores que facilitam a desempenho do professor.
O uso das redes no processo educativo entre aluno e professor proporciona a quebra debarreiras, de fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, acelerando a autonomia da aprendizagem. Assim a educação pode tomar um caráter coletivo e acessível a todos. A utilização da Internet leva o professor a acreditar numa nova qualidade para o ensino, Além do que, o uso das redes acarreta para a prática pedagógica um ambiente atrativo em que o aluno auto-aprende tirando proveito dessatecnologia para sua vida.
O computador é um instrumento pedagógico que ajuda na edificação do conhecimento não só para os alunos, mas também aos professores. Entretanto é importante ressaltar que por si só o computador não faz nada. No entanto, não basta colocar computadores nas escolas para informatizar a educação, mas sim introduzi-la como recurso e ferramenta de ensino. Isto sim é sinônimo de...
tracking img