Info e educacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução 6
1. Apresentação 7
2. A informática na educação 7
3. Hardware proposto 13
4. Software proposto 17
Conclusão 25
Bibliografia 26

Introdução

Este projeto apresenta os resultados de pesquisa realizada como requisito parcial para a obtenção do Título de Gestor de Gestão da UniversidadePaulista – UNIP.
O objetivo geral do projeto foi idealizar um projeto de arquitetura e sistema operacional de um computador didático destinado para o uso em escolas de primeira à quarta série do ensino fundamental em comunidades carentes.

Foi seu objetivo também oferecer uma oportunidade para desenvolver a capacidade de identificar as necessidades do usuário e traduzi-las com soluções, bemcomo argumentar e discutir as tecnologias utilizadas nos projetos de sistemas computacionais; e fomentar o hábito de trabalho em equipe e execução de projetos envolvendo múltiplas disciplinas. A disciplina de base será Organização de Computadores, e complementares serão desenvolvimento sustentável e estatística.

O projeto contem os seguinte itens:
- Descrição das características básicas dohardware proposto;
- Descrição das características básicas da aplicação proposta; e
- Evidência da função social do projeto.

Desenvolvimento

1. Apresentação
O trabalho aqui apresentado teve como objeto de estudo plataformas de hardware e sistemas operacionais existentes no mercado, bem como projetos de cunho social, que tem como objetivo a inclusão digital.
2. A informática na educação
Osdias do atual sistema educacional já estão contados, pois o mesmo é um espelho do sistema de produção industrial em massa, no qual as crianças passam de uma série a outra, numa seqüência de matérias padronizadas como se fosse uma linha de montagem industrial. Estamos vivendo numa era de transformações que mudarão a política e a economia do futuro.
O mundo tem mudado nas últimas décadas, mas aeducação continua essencialmente inalterada: continuamos a confundir um amontoado de fatos com o conhecimento; muitos professores insistindo em permanecer em posição frontal diante de suas classes, transmitindo seus poucos conhecimentos. Como alavancar a escola desta posição estática e ajudá-la a se transformar em um ambiente "inteligente", criado para a aprendizagem, um lugar rico em recursos, umlugar onde os alunos possam construir os seus conhecimentos segundo os estilos individuais de aprendizagem que caracterizam cada um; com o uso cada vez menor do livro texto e do quadro - negro e o aumento do uso de novas tecnologias de comunicação?
Na tentativa de resolver muitos destes problemas, muitos educadores têm enfatizado o uso dos recursos tecnológicos, como uma das possibilidades paraauxiliar os professores a superarem esses obstáculos na sua prática pedagógica. Outros, espantados com o avanço da tecnologia no processo de ensino - aprendizagem, temem serem substituídos pela máquina e acabam produzindo um discurso para convencerem seus pares a rejeitarem tal auxílio.Entre estes dois extremos, encontra-se uma gama de opiniões, inquietudes, pontos de vista polêmicos, acertos edesacertos que têm caracterizado a discussão sobre o uso dos recursos tecnológicos na educação nestes últimos vinte anos.

2.1. O computador e a aprendizagem
A aprendizagem humana é um fenômeno complexo e está intrinsecamente relacionada à associação de conhecimentos adquiridos com os novos conhecimentos. A partir das contribuições de teóricos como Piaget, Vygotsky, Paulo Freire sobre aimportância do processo de interação, foi possível encontrar argumentos fortes para superar a visão behaviorista de que a aprendizagem é simplesmente mudança de comportamento.
Segundo uma perspectiva epistemológica Piagetiana, a aprendizagem é uma das formas de aquisição de conhecimentos, que pode gerar uma construção de conhecimento ou não. O que diferencia esta forma das outras é a abordagem...
tracking img