INFLUÊNCIA DOS FATORES JURÍDICOS NO ORDENAMENTO JURÍDICO

703 palavras 3 páginas
Antes de nos aprofundarmos na maneira como os fatores do direito influenciam o ordenamento jurídico, se faz necessário fazermos uma análise sobre o conceito e a função destes fatores.
Trata-se de elementos condicionantes dos fenômenos sociais, ou seja, funcionam como indicadores das necessidades da sociedade nos mais diversos aspectos contribuindo, assim, para que os legisladores, de forma espontânea, elaborem novas leis ou modifiquem as já existentes, visando sempre a adequação destas ao bem-estar e progresso social.
São as relações de vida que indicam ao legislador as questões sociais que devem ser regulamentadas. O ordenamento jurídico deve estar em sintonia com a evolução social, levando-se em conta que o Direito foi criado pela mesma sociedade à qual ele se destina, havendo, portanto, uma relação de dependência harmônica entre ambos.
O que deve prevalecer para a formação e a evolução do Direito não é unicamente a vontade do legislador, mas sim a realidade social refletida através das instituições e da vontade coletiva.
A sociedade esta sendo constantemente influenciada por estes valores, sejam eles de ordem natural, que decorrem tanto de motivações históricas como de condições diversas impostas pelo reino da natureza ou cultural, também chamada de histórica, forçando assim um alinhamento de seus clamores ao ordenamento jurídico.
Fatores naturais são aqueles relacionados com a própria natureza e se apresentam como Geográfico, clima, recursos naturais e território; Demográficos, como a concentração humana por quilômetro quadrado, e, por fim, os Antropológicos, que seguem a evolução do próprio homem.
Como fatores culturais, que são aqueles criados pelo homem, destacam-se o Fator Econômico, que se refere às riquezas e pode ser avaliado pecuniariamente; as Invenções, que provocam novos hábitos e costumes; a Moral, que favorece o Direito Positivo, quando lhe empresta valores; a Religião, como o homo religiosus é participante no processo social,

Relacionados