Influência de diferentes sistemas de cultivo na altura de Tectona grandis L.f. aos 24 meses de idade, em Figueirópolis D´Oeste-MT

1787 palavras 8 páginas
Influência de diferentes sistemas de cultivo na altura de
Tectona grandis L.f. aos 24 meses de idade, em Figueirópolis
D´Oeste-MT
1

2

3

Fernando Thiago da Silva ; José Renato Mauricio da Rocha ; Reginaldo Antonio Medeiros ;
4
5
6
Diogo Guido Streck Vendruscolo ; Hudson Santos Souza ; Leone Duarte Medeiros
1
2
IFMT - campus Cáceres (fernando_thiago06@hotmail.com); IFMT - campus Cáceres
3
4
(jose.renato@cas.edu.br); IFMT - campus Cáceres (reginaldo_medeiros@ig.com.br); IFMT
5
- campus Cáceres (diogoguido@hotmail.com); IFMT - campus Cáceres
6
(hudson.ssh@hotmail.com); INDEA - MT (leonedmedeiros@hotmail.com).

Resumo: O presente trabalho foi realizado no município de Figueirópolis D’OesteMT, coordenadas geográficas 15°24’27”S e 58°45’56”W. O delineamento experimental foi o Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC) em esquema fatorial 3x2x2. Foi analisada a influência de três tipos diferentes de preparo do solo (Fator P), dois tipos de material genético (Fator M), e a presença ou não de consorcio agrícola (Fator C), sobre o desenvolvimento em altura de Tectona grandis aos 24 meses de idade em espaçamento 4x2 metros. Ao total, o experimento conteve 12 tratamentos, constituídos de 4 repetições cada, totalizando 48 parcelas de 20 plantas cada. De acordo com a análise de variância e com os testes de Tukey efetuados, houve diferenças significativas entre os níveis de cada fator analisado isoladamente. Além disso, houve também interação significativa entre os Fatores P e C.
Palavras-chave: Teca; Cultivo mínimo; Sistema agroflorestal.
1. Introdução
Em Mato Grosso, a exploração intensiva e geralmente ilegal de recursos florestais naturais (madeireiro e não madeireiro) tem levado a redução do estoque desses recursos de forma rápida e até irreversível. Nesse contexto, a silvicultura torna-se uma atividade de fundamental importância para este Estado.
Entretanto, no Brasil o cultivo intensivo do solo em plantios florestais,
associado

Relacionados