INFLUÊNCIA DAS “MEDITAÇÕES DE RENNER DESCART EM RELAÇÃO À EXISTENCIA DE DEUS E A DIFERENÇA SIGNIFICATIVA DO HOMEM EM RELAÇÃO AO SEU CORPO E SUA ALMA

4909 palavras 20 páginas
INFLUÊNCIA DAS “MEDITAÇÕES DE RENNER DESCART EM RELAÇÃO À
EXISTENCIA DE DEUS E A DIFERENÇA SIGNIFICATIVA DO HOMEM EM
RELAÇÃO AO SEU CORPO E SUA ALMA1.

Aldenor Costa dos Nascimento*
Ayrton Carlos de Melo*
Felipe Almeida Carvalho*
Luis Alberto Pinto Rocha*
Patrick Guedes de Oliveira*

RESUMO
Este artigo tem como objetivo colocar em análise as meditações feitas por Renner
Descartes com intuito de compreender e identificar a posição real do autor sobre a existência de um ser divino, com base na leitura da obra Meditações concernente á primeira filosofia nas quais a existência de Deus e a distinção real entre a alma e o corpo do homem, colocando em destaque de forma clara e simples a idéia pregada pelo autor com relação à essência de Deus, em que o mesmo expõe seu objetivo de alcançar algo de certo nas ciências e, com isso, fundamentar a totalidade do saber humano. O artigo trás uma pincelada sobre as seis meditações que o autor utiliza para concretizar suas idéias a respeito do referido tema, tendo com responsabilidade apenas com a análise e não com a crítica. Palavras-chave: Meditação. Deus. Compreensão. Homem. Alma.

1

Artigo apresentado para a disciplina filosofia e as histórias da ciência, para obtenção de nota, ministrada pelo Prof. Paulo Thiago. Na Universidade Estadual do Maranhão.
*Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Maranhão.

1. INTRODUÇÃO
Primeiramente, vale a pena dizer que o livro deste autor é uma obra fundamental da
Teoria do Conhecimento na Idade Moderna e tenta explicar, principalmente, a existência de Deus e a separação entre corpo e alma.
Descartes é o fundador (pai da filosofia moderna) e autor que defende o Racionalismo como forma de conhecimento das coisas. Este livro "Meditações Metafísicas" é um marco na filosofia. E tem por objetivo aquilo que já foi dito: Provar a existência de Deus e a separação entre a alma e o corpo.

2. A COLOCAÇÃO DAS MEDITAÇÕES COMO ANALISE DE COMPRENÇÃO
2.1. A

Relacionados