INFLUÊNCIA DAS MEMÓRIAS FLASH E CACHE NO DESEMPENHO DO COMPUTADOR

908 palavras 4 páginas
INFLUÊNCIA DAS MEMÓRIAS FLASH E CACHE NO DESEMPENHO DO
COMPUTADOR

Informática

As memórias cache e flash tem uma grande importância no desempenho nos computadores que nos rodeiam. As maiorias das placas mães possuem a memória cache que é uma pequena quantidade de memória localizada próxima ao processador, ela surgiu quando a memória RAM não conseguia acompanhar a evolução dos processadores.
A memória cache, varia de 256K, a 12 MB de capacidade é bem menor em relação do armazenamento de uma memória RAM, porém apresenta um aspecto fundamental de ser super-rápida. Quando o arquivo é encontrado, é copiado para a memória RAM e enviado para o processador. O processador exibe o arquivo no monitor, mandando as informações para a placa de vídeo. Quando o processador envia a informação para a memória RAM, e também quando a memória RAM manda esta informação novamente para o processador, há uma demora, devida a velocidade limitada da memória RAM.A memória cache entra ai.
Essa memória é responsável por armazenar informações temporariamente que geralmente são mais usados pelo usuário, ou por um programa que possuem uma grande probabilidade de ser utilizado novamente sem elas o desempenho dos computadores cairiam para mais de 95%.
Existem 3 tipos de caches no computador, conhecidos como L1 (primário, memórias cache internas ao processador), L2 (secundário, internas ou externas ao
1

3

Disciplina cursada no segundo semestre do curso de Engenharia de Produção

processador) e o L3, que também atua na secundária, e é existente em poucos processadores. Com o avanço das tecnologias foram criados diversos tipos de memória cache presentes em processadores, discos rígido(HD), sistemas, servidores, nas placas-mães, cluster de bancos de dados entre outros.
Um cache é composto por uma lista de elementos que apresentam uma cópia exata do dado presente em algum outro local no caso o elemento original. Quando o usuário deseja abrir um documento o

Relacionados

  • Fundamentos de sistema de informação
    6645 palavras | 27 páginas
  • Conceitos basicos de informatica
    9402 palavras | 38 páginas
  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas