INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA NO CONSUMO DE ENERGIA DE EXPOSITORES FRIGORÍFICOS EM SUPERMERCADOS BRASILEIROS

3746 palavras 15 páginas
MERCOFRIO 2002 – CONGRESSO DE AR CONDICIONADO, REFRIGERAÇÃO,
AQUECIMENTO E VENTILAÇÃO DO MERCOSUL

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA NO CONSUMO DE
ENERGIA DE EXPOSITORES FRIGORÍFICOS EM SUPERMERCADOS
BRASILEIROS
Fernando Sayols Marchioro
Resumo. O dimensionamento dos equipamentos de refrigeração comercial vem sendo negligenciado desde o início de operação dos supermercados e lojas de conveniência no Brasil.
Com o problema de geração de energia e conseqüente aumento de custo que foi aplicado nos dois últimos anos começa-se a exigir sistemas de refrigeração que consumam menos energia, mantendo-se o desempenho. Este assunto tem sido tratado de forma errônea tanto pelos engenheiros calculistas quanto pelas empresas de engenharia que gerenciam os projetos de novas instalações. Os equipamentos são tratados em separado, ou seja, não se dá uma visão global ao projeto. Isto acarreta que os componentes dos diversos sistemas de refrigeração
(expositores, câmaras frigoríficas e sistema de ar condicionado) não interajam entre si, tampouco com a construção civil e layout da loja, não se aproveitando de soluções de engenharia que poderiam simplificar os sistemas e economizar energia.
O presente estudo procura relacionar os expositores frigoríficos com o ambiente no qual estão instalados. Os expositores representam, em média, 30 a 40% do consumo de um supermercado (levando-se em consideração a energia consumida pelos compressores, sistemas de descongelamento, iluminação e micromotores), podendo este valor chegar a 60% em lojas sem ar condicionado.
Tomando-se como base estudos feitos para as condições européias e norte-americanas e analisando as condições de temperatura e umidade encontradas nas grandes cidades brasileiras, avalia-se a importância que as condições ambientes têm sobre desempenho dos expositores frigoríficos e seu consumo de energia.
Palavras-chave. Expositores frigoríficos, energia, temperatura, umidade relativa.

1.

Relacionados