Influenza (resumo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFLUENZA

A gripe é uma doença muito contagiosa provocada pelo vírus Influenza, que surge geralmente durante o inverno e que afeta o trato respiratório superior de vertebrados, como o Homem,cavalos, aves, porcos e até mesmo de focas. Comparado com a maioria das infecções respiratórias virais, como a constipação normal, uma infecção provocada pelo vírus Influenza pode levar a problemas maissérios.
Este vírus é disseminado de indivíduo para indivíduo pelo ar, pelas gotículas que se formam quando falamos, tossimos ou espirramos. Uma vez inspiradas pelo nariz ou pela boca, estas partículastêm uma grande probabilidade de atingir o trato respiratório, desencadeando a infecção.
Muitas doenças humanas são causadas por vírus, inclusive a gripe. Os vírus possuem cinco propriedadesespecíficas que as distinguem das células virais: possuem DNA ou RNA, por si são incapazes de se replicar; a replicação dos vírus é comandada pelo ácido nucléico viral que é introduzido na célula hospedeira.Os vírus não se dividem por divisão binaria, mitose ou meiose, carecem de genes e de enzimas e metabolitos da célula hospedeira para a reprodução da proteína e ácido nucléico.
A influenza (ou gripe)é causada pelo vírus ARN da família orthomyxoviridae ou somente myxovirus. O nome influenza vem da língua italiana que significa ‘’influencia‘’. Sendo ela subdividida em A, B e C, porém somente A e Bse apresentam em humanos.
Os vírus Influenza do tipo A podem ainda dividir-se em subtipos que se caracterizam pelas diferenças encontradas nas duas glicoproteínas, a hemaglutinina (HA) e aneuraminidase (NA), que fazem parte do envelope lipídico do vírus.
Os subtipos correntes de tipo A são o A (H1N1) e o A (H3N2).
As partículas virais do vírus da gripe, ou viriões, possuem uma forma esféricaou ovóide, com aproximadamente 90-100 nm de diâmetro. A superfície exterior do virião encontra-se protegida por um envelope – camada bilípidica que deriva da membrana plasmática da célula...
tracking img