Influencia nas matrizes marxistas e liberais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INFLUENCIA NAS MATRIZES MARXISTAS LIBERAIS
As Sociedades Capitalistas do final do século XIX participou de série de mudanças tanto do viés tecnológico quanto do viés científico, ocorrendoprincipalmente nos países industrializados da Europa.

“O século XIX foi marcado por um intenso desenvolvimento tecnológico e científico nos países industrializados da Europa, moldou o que hoje conhecemoscomo Modernidade, ele dá as bases de uma nova sociedade alicerçada em modelos sociais, políticos, econômicos e culturais muito diversos dos seus “estágios” precedentes.” (OLIVEIRA, 2011).

Os meios deprodução se modernizaram, aquele trabalhador artesanal que faz um produto completo levando horas e horas para isso é capacitado para fazer apenas uma simples peça e jogado numa esteira junto comvários outros trabalhadores recebendo um salário para isso, com isso a capacidade produtiva cresce exponencialmente. Segundo Oliveira:

A mecanização imprimiu um novo ritmo à produção de mercadorias, e otrabalhador que antes produzia sua mercadoria individualmente e de modo artesanal agora ia para as linhas de produção, onde se reunia a centenas de outros operários que se tornaram assalariados.Revolução Industrial que ocorreu na Grã-Bretanha e estabeleceu um sistema produtivo com capacidade ilimitada, promoveu um crescimento econômico extraordinário e a penetração dessa economia em escalaMundial.

Significativas foram as 4 formas que mudaram a economia capitalista entre o fim do século XIX e início do século XX sendo elas: Nova era tecnológica, Economia de mercado de consumo doméstico,Competição internacional entre economias industriais e por último mas não menos importante o Período do imperialismo. Abaixo descreverei cada uma segundo Oliveira.
“Nova era tecnológica, de novasfontes de poder (eletricidade e petróleo, turbinas e motor a explosão), de nova maquinaria baseada em novos materiais (ferras, ligas, metais não ferrosos), de indústrias baseadas em novas ciências ;...
tracking img