Influencia dos elementos de liga nos aços

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Al - Alumínio : Ponto de fusão = 650°C.
É um poderoso desoxidante dos aços sendo empregado em pequenas quantidades sendo o mais eficiente neste sentido, haja visto que diminui ou extingue o desprendimento de gases que agitam o banho durante a solidificação.Combina-se com o nitrogênio reduzindo a suceptibilidade ao envelhecimento por deformação além de combinar-se com este na forna de nitretosde alumínio que é um composto muito duro ( Nestes casos o teor de alumínio é sempre superior a 1% p/ que seja efetuada a nitretação).Em pequenas adições, impede o crescimento dos grãos dos aços.Endurece a ferrita.

B - Boro : Ponto de fusão = 2040°C.
Adicionado em quantidades extremamente pequenas umenta a profundidade da camada temperada e a dureza do núcleo nos aços temeprados.Nos açosinoxidáveis austeníticos, aumenta o limite elástico, diminuindo a resistência a corrosão.(OBS: Durante a 2ª Guerra Mundial foi muito utilizado em substituição a elementos mais nobres).

C - Carbono : Ponto de fusão = 3737°C.
É o principal elemento de liga do aço, haja visto que por definição técnica “Aço e a liga ferro-carbono contendo entre 0,008 a 20% do peso em carbono.”. O carbono encontra-secombinado c/ o ferro na forma de cementita (Fe3C). Enquanto que o ferro puro é bem maleável, a cementita e bem dura, portanto pode-se dizer que a principal propriedade conferida ao aço pelo carbono é a dureza.Aumenta o limite de resisência à tração, a temperabilidade, diminuindo a tenacidade e a soldabilidade.

Co - Cobalto : Ponto de fusão = 1492°C.
O cobalto aumenta a resitência aorevenimento, a condutividade térmica e aumenta consideravelmente o magnetismo residual, aumentando também a resistência à tração à quente. Não é elemento formador de carbonetos.

Cu - Cobre : Ponto de fusão = 1084°C.
O cobre melhora o limite de resistência à tração e o limite de escoamento nos aços, mas diminui as propriedades de elasticidade. Em pequenas quantidades torna o aço resistente àoxidação.

Cr - Cromo : Ponto de fusão = 1920°C.
Elemento que favorece a formação de carbonetos no aço. Por conseguinte, aumenta a dureza e a resistência à tração, temperabilidade e em grandes quantidades a resistência a corrosão, diminuindo porém a tenacidade e bastante a soldabilidade.Em média o limite de resistência a tração 8 a 10 kgf/mm2 com a adição de cada 1% de Cr, mas a resistência ao impactodiminui.O cromo é elemento formador de carbonetos.

H - Hidrogênio : ponto fusão = -262°C
Elemento indesejável pois fragiliza o aço diminuindo a elasticidade sem aumentar o limite de escoamento ou o limite de resistência à tração. Pode causar um defeito chamado “flocos”.








Mn - Manganês : Ponto de fusão = 1244°C
Aumenta a forjabilidade, a temperabilidade, asoldabilidade e o limite elástico, o de resistência à tração e ao choque com diminuição insignificante da tenacidade. Com a adição de apenas 1% de manganês, aumenta-se em 10 kgf/mm2. Mas também diminui a ductibilidadee insignificante na tenacidade.O manganês combina-se em primeiro lugar com o enxôfre formando Sulfeto de manganês (MnS) e o restante em parte com a cementita, formando o carboneto de mangabês(Mn3C) que é análogo a cementita (Fe3C), com a qual se associa e em parte se difunde na ferita. A cementita contém teores variáveis de Mn3C. Em grandes quantidades e em presença de carbono aumenta muito a resistência à abrasão. O manganês é também um poderoso desoxidante. Aços ricos em manganês tem maiores tendências p/ trincar durante a têmpera (A medida que o teor de manganês sobe, diminui aquantidade de carbono necessária p/ formação de perlita Ex : Um aço que contenha 1% de manganês necessita de apenas 0,78% de carbono p/ se obter 100% de perlita).

Mo - Molibdênio : Ponto de fusão = 2610ºC
Aumenta a resistência a quente e, em presença de níquel e cromo, aumenta o limite de resistência à tração e o limite de escoamento. O molibdênio dificulta o forjamento mas melhora a...
tracking img