Influencia do ambiente macro economico mundil em relação ao contxto economico do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais a Área de Recursos Humanos tem um papel importantíssimo,pois alem de trabalhar diretamente com pessoas e seus comportamentos , busca estratégias para Tomadas de decisões baseados nas Teorias abordadas neste Trabalho.
A proposta deste trabalho é auxiliar o profissional de Recursos Humanos nas tomadas de decisões, mostrar as diferenças e maneiras de se aplicar asTeorias da Administração em situações e ambientes distintos.
Para o desenvolvimento, será expostos temas abordados nos livros, tele aulas , web aula e consultas de trabalhos relacionados ao Tema deste Trabalho.



2.TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria da Administração é voltada para resultados práticos e nos ajuda a compreender os processos fundamentais e permitem-nos prever o que acontecerá sobcertas situações , fazendo com que tenhamos diferentes conclusões para diferentes situações.
As teorias da administração mostra de onde retiramos alguma de nossas idéias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas. A linha de montagem de Henry Ford é uma aplicação bastante prática da teoria da administração científica, a idéia que os administradores podem determinarcientificamente o melhor modo de se realizar qualquer tarefa. Esta teoria é baseada no pressuposto de que as pessoas não gostam de trabalhar, pelo contrário, elas precisam de uma supervisão e incentivo financeiro.
2.1 - TEORIA CONTIGENCIAL
A Teoria da Contingência surgiu para estudar os modelos das estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Os resultados das pesquisasconduziram a uma nova concepção da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo. Busca compreender e explicar o modo de como as empresas funcionavam em diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa escolheu como seu domínio de operação,ou seja, condições ditas "de fora" da empresa, isto é, do seu ambiente. Essas contingênciasexternas podem ser consideradas oportunidades e imperativos ou restrições e ameaças que influenciam a estrutura e os processos internos da organização.
Dois sociólogos, Tom Burns e G. M Stalker, pesquisaram algumas indústrias inglesas para verificar a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo .Suas conclusões é que a forma mecanística de organização é apropriadapara condições ambientais estáveis, enquanto que a forma orgânica é apropriada para condições ambientais de mudanças e inovação. Em resumo, há um imperativo ambiental, isto é, o ambiente que determina a estrutura e o funcionamento das organizações.
2.2- TEORIA SISTÊMICA
A T.G.S. surgiu aos trabalhos do alemão Ludwig von Bertalanffy, e busca produzir teorias e formulações conceituais que possamcriar condições de aplicação na realidade das empresas.
Suas principais importâcia é avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores e também de o feed-back que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo.
3 – Relações Interpessoais
A necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de cooperar com a equipe permite o relacionamento entre os indivíduos, oque acaba sendo imprescindível para a organização, pois, as mesmas, valorizam cada vez mais tal capacidade; o relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que influenciam no dia-a-dia e no desempenho de um grupo, pois o resultado depende de parcerias internas para obter melhores ganhos. No ambiente organizacional é importante saber conviver com as pessoas, até mesmo por serum cenário muito dinâmico e que obriga uma intensa interação com os outros, inclusive com as mudanças que ocorrem no entorno, seja de processos, cultura ou até mesmo diante de troca de lideranças.
4-Tecnologia e Desenvolvimento Humano
A Necessidade de mudar e de inovar tem sido a força impulsionadora do desenvolvimento humano ao longo do tempo. Desde as sociedades primitivas, a capacidade de...
tracking img