Influencia da tecnologia no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho e sobrevivência: o mundo da vida sob ameaça...

289

TRABALHO E SOBREVIVÊNCIA – o mundo da vida sob ameaça: racionalidade ou irracionalidade?
Silvia Maria de Araújo* Daniel Lopes Cianalli**

Resumo: A condução da vida por uma racionalidade capitalistainstrumental é o tema aqui discutido sob o prisma de reconhecê-la em manifestações da vida, sem desconhecer o quanto afeta o chamadomundo do trabalho. A subjetividade comprometida do trabalhador nesse processo é um dos seus maiores efeitos. A construção do texto resgata as idéias weberianas sobre um processo racionalinstrumental que absorve a vida moderna, apresentando, em seguida, o novo paradigma habermasiano da razão comunicativa como alternativa às conseqüências dessa lógica tipicamente capitalista. Ao analisar a invasãodo mundo sistêmico sobre o mundo da vida e a continuidade desse processo, o artigo elabora uma reflexão sobre a racionalidade, colocando a indagação: nas condições da moderna produção flexível, marca das grandes e médias indústrias de caráter transnacional, está-se diante de uma racionalidade ou irracionalidade capitalista? Palavras-chave: racionalidade, mundo do trabalho, mundo da vida,subjetividade.

Introdução
Saber se a vida cotidiana corre sobre uma base racional ou irracional é a questão que este trabalho se propõe a desvendar.
* Socióloga, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-doutora pela Università degli Studi di Milano. E-mail: saraujo@swi.com.br ** Programador de Informática, Mestrando do Programa de Pós-Graduaçãoem Sociologia da UFPR. E-mail: danielc@sofhar.com.br Artigo recebido em 15 fev. 2005; aprovado em 24 mar. 2006.
Sociedade e Estado, Brasília, v. 21, n. 2, p. 289-313, maio/ago. 2006

290

Silvia Maria de Araújo / Daniel Lopes Cianalli

Por meio de críticas e análises sobre as relações entre o mundo da vida e o mundo sistêmico, busca-se a reflexão sobre o que seria racional ou ato deirracionalidade no comportamento cotidiano das organizações e indivíduos. A discussão se inicia com um resgate das idéias de Weber sobre racionalidade e sua preocupação em explicar a existência de um processo racional instrumental que comanda a vida moderna. Na seção seguinte, é realizado um contraponto com o racionalismo instrumental weberiano por meio do paradigma da razão comunicativa proposto porHabermas. O foco, antes apontado para o processo histórico de racionalização econômica e administrativa em si, é direcionado para uma alternativa aos efeitos desse processo sobre o trabalho. Em seguida, apresenta-se o papel exercido pela ciência e, sobretudo, pela técnica moderna, sobre a racionalidade do homem. Parte-se da ligação estabelecida entre ciência e técnica, sobreposta no século XX pelarelação entre ciência e tecnologia que, liderada pelos interesses do capital, transforma o mundo do trabalho e o mundo da vida. Esses são vividos e percebidos como mundos separados, repletos de relações sociais complexas, marcadas por um sistema mecânico de impessoalidade e “coisificado”. Vencidas as digressões propostas, a última sessão apresenta os efeitos ameaçadores do mundo sistêmico sobre omundo da vidatrabalho, pela ótica de Habermas.

A racionalidade em Weber
Gerth e Mills (1968) mantêm um ponto de vista que opõe as idéias de Marx (2002) e Weber (1977, 2002), possibilitando introduzir esse assunto de forma apropriada. A argumentação prende-se à idéia de que, para Marx, a economia moderna é irracional, enquanto para Weber, além do capitalismo moderno não ser irracional, as suasinstituições seriam “a materialização mesma da racionalidade” (Weber, 1977, p. 66). Entretanto, o que os autores apontam como irracionalidade em Marx deve ser visto em outra perspectiva.
Sociedade e Estado, Brasília, v. 21, n. 2, p. 289-313, maio/ago. 2006

Trabalho e sobrevivência: o mundo da vida sob ameaça...

291

O capitalismo seria irracional por se tratar de uma contradição entre as...
tracking img