Influencia da midia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O papel da mídia é muito importante na veiculação da informação. É uma ferramenta usada no meio político e econômico, que vai muito além de levar informação; é capaz de ditar regras de comportamento, pois age diretamente na formação da opinião pública. Atinge todas as classes sociais, do pobre ao rico, do culto ao iletrado. Em nosso país o meio de entretenimento e informação maisusado, é sem sombra de dúvidas a televisão.
Neste trabalho iremos abordar os riscos e prejuízos que uma sociedade inteira tem ao deixar ser influenciada cegamente por este mecanismo de entretenimento e informação, ou por aqueles que o usam para defender e sustentar seus próprios interesses. Não defendendo a censura, pois sabemos quão lastimáveis foram os tempos de repressão no Brasil, mas chamandoa atenção para os limites da liberdade de expressão, e do uso dos veículos de informação, de todos eles, para auxiliar no desenvolvimento da sociedade em nosso país.
DESENVOLVIMENTO

Sem liberdade de expressão não há democracia, porém a liberdade de expressão precisa de limites que assegurem vários outros demais direitos, esses limites são os valores coletivos da sociedade, igualmenteamparados pelas legislações nacionais e internacionais, como por exemplo, a honra, e a intimidade, que também são protegidos pela nossa Constituição Federal. No Brasil, a Constituição Federal veda qualquer censura de natureza política, ideológica ou artística e assegura a liberdade de expressão, no artigo 220, §3º, inciso II, mas, também, estabelece que a programação das emissoras de rádio e televisãoatenderá aos princípios de promoção da cultura, com preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, assim como guardarão respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família; mas o que vemos na rede aberta de televisão e em todos os meios de comunicação mais acessíveis, são programas que incentivam desrespeito entre as pessoas, apelos sexuais e violência.
Amídia tem um poder muito grande de influenciar e formar opiniões, crenças, culturas e valores. Governos e governantes têm interesses econômicos e políticos no uso dos meios de comunicação da maneira como estão hoje, pois uma grande massa que não tem opinião formada, nem critica, que não pensa, é muito mais fácil ser manipulada e usada para os sustentarem no poder. E é exatamente isso que certosprogramas de televisão e outros meios de comunicação faz com as pessoas, que fiquem sem sobriedade para estabelecer suas opiniões verdadeiramente pessoais, logo às deixa vulnerável.
O tipo de entretenimento que a televisão traz hoje no Brasil é como o circo, na época dos gladiadores, na Roma Antiga, que naquele tempo o povo se rebelava muito contra seus superiores, e o governo já não sabia mais comocontrolar o estado. Foi então que tiveram uma ótima idéia: dar ao povo o que mais gostam gratuitamente!
Alimento e entretenimento. Então, com freqüência, havia no coliseu as famosas lutas de gladiadores, e durante estas apresentações sanguinárias, pão era distribuído para o povo gratuitamente. Isso mesmo: pane et circense. A política do pão e circo alcançava seu objetivo, já que a populaçãodistraída e alimentada esquecia-se dos problemas e não pensava em se rebelar. Na Roma Antiga foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano; uma semelhança assustadora com o Brasil de hoje.Um excelente exemplo de pão contemporâneo é o bolsa família, que entre outros ilude e cativa o povo, e o entretenimento, tão violento quanto aslutas dos gladiadores, para a mente da sociedade é a tão estimada televisão aberta do Brasil.
Num comentário sobre o texto “a televisão emburrece”, de Julio Cesar Galli, Her Brehm publicou em 2008 no Recanto das letras que:
“As emissoras de televisão, como muito bem sabemos, têm fins lucrativos. Aliás, levam isso bem a sério. Diria até que a televisão pode ser considerada um verdadeiro...
tracking img