Influencia da cultura afro-brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUA PORTUGUESA
Influências africanas no vocabulário brasileiro.- poetas africanos ex. Carolina Maria de Jesus, Teodoro Fernandes Sampaio, André Rebouças,Luis Gonzaga Pinto da Gama, Lima Barreto, José do Patrocínio, Machado de Assis entre outros - poetas e escritores negros no Brasil- letras de músicas que abordem a trajetória do negro no Brasil, que homenageiem grandes personalidades negras,que falem sobre a discriminação racial, que citem a importância dadiversidade cultural no nosso País...- comparar obras de escritores negros brasileiros de acordo com a posição que os personagens negros são apresentados em suas obras
HISTÓRIA
África pré-colonial, seus reis e rainhas, formação da população brasileira.- grandes líderes políticos negros no Brasil e no Mundo.- a contribuição depessoas influentes sobre a luta do negro no Brasil, desde o Brasil Colônia até os dias de hoje, como políticos, poetas, escritores, artistas...- mitologia comparada - trabalhos através da música, fazendo reflexões sobre a letra, o ritmo
GEOGRAFIA
As riquezas naturais da África, origem da raça humana, formação da população no Brasil.- estudos dos países pertencentes ao Continente Africano de ondepartiram os negros escravizados no Brasil.
Eis alguns elementos para começar a refletir e a construir bons argumentos sobre a temática.
1.O estudo da história do continente africana possibilita a correção das referências equivocadas que carregamos sobre os africanos.
2. Valorizar algo que está esquecido por muitos: nossa ancestralidade africana. É necessário que articulemos dados sobre a intensaparticipação africana na elaboração da sociedade brasileira com a ininterrupta tarefa de combate ao racismo e às práticas discriminatórias a que estão sujeitos diariamente milhares de africanos e afro-descendentes espalhados pelo mundo.
3. Em uma perspectiva legal e jurídica da questão não se pode ignorar que, com a Lei nº.10.639/03, o ensino da história da África nas escolas tornou-seobrigatório. E mesmo antes disso, os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) já estabeleciam diretrizes nesse sentido. Ora, se temos de ensinar, portanto, temos de saber como fazê-lo .4. E, por fim, existe o caráter formativo e intelectual, pois a África possui muitas escolas de pensadores, de artistas, de intelectuais, e contribuições para o entendimento e construção do patrimôniohistórico/cultural da humanidade que possamos estar estudando.
A Lei 10.639 de 09 de janeiro do corrente ano sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva alterou a Lei deDiretrizes e Bases (LDB). A partir de então, tornou-se obrigatório a inclusão, no currículo das escolas de ensinofundamental e médio (públicas e privadas), o estudo da História e Cultura Afro-brasileira. Busca-se com isso, resgataracontribuição da raça negra nas áreas sócio / econômico, política e cultural no cenário brasileiro. A lei propõe ainda, que os calendários escolares incluam o dia 20 de
novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.
A RELAÇÃO DA CULTURA NEGRA COM O AFRO CONTEMPORÂNEO NA DANÇA

Uma das características marcante da cultura negra aqui no Brasil, é a originalidade rítmica e a primitividade, pois odifícil acesso dos escravos a instrumentos musicais e outros materiais,proporcionou a criação deste aspecto dentro do nosso folclore. O samba, por exemplo, ritmo“brasileiro”, preserva estas características melódicas e instrumentais. Ela procura como forma de expressão, a maneira de viver do indivíduo, que está no seu dia-a-dia,na sua cultura, de forma a transmitir emoções ligando os movimentos , amúsica e o equilíbrio do indivíduo, conforme a professora e coreógrafa Andréa Soares.As características técnicas da modalidade:
1.Posição de Cadeirinha;
2.Ação de molejo dos joelhos com marcação rítmica para baixo;
3.Ampla movimentação pélvica;
4.A cabeça participando dos movimentos;
5.Tronco livre acompanhando o quadril com ondulações;
6.Muitos gestos expressivos pelos membros superiores...
tracking img