Influencia da culinaria fracesa na gastronomia brasileira

287 palavras 2 páginas
A própria evolução da nossa culinária foi responsável pela culinária francesa. Assim quando a rainha da França mudou-se para o Brasil, ela trouxe com ela novos hábitos e elementos da culinária francesa.

Muito se fala sobre Catarina, que foi a responsável por introduzir o uso dos talheres nas refeições. Antes da chegada da Catarina, até mesmo a corte existente em solo brasileiro, tinha o hábito de comer com as mãos. Sendo assim, podemos dizer que até mesmo a etiqueta básica que utilizamos a mesa, tem influência direta dos franceses.
A culinária francesa no Brasil está tão “misturada” na nossa rotina, que quase não percebemos. O chantilly que cobre os bolos de aniversário é de receita francesa, o mesmo pode-se falar aos rissoles que são servidos nas festas de aniversário.

Em locais mais simples, como as cantinas, além dos rissoles, encontramos com frequência os croissants que também são de origem francesa. Já é possível encontrar com facilidade todos os tipos de croissants pelo país, sejam eles doces ou salgados, eles fazem sucesso por onde são vendidos.

E as sobremesas? Estas também chegaram ao Brasil e são servidas, quase que tradicionalmente nos almoços e jantares em família. Crepes doces e o Petit Gâteau são exemplos de sobremesas que estão se tornando cada vez mais famosas no país, e principalmente, a já famosa e adorada, Mousse. Seja de chocolate ou maracujá, a mousse é muito fácil de ser preparada e pode render ótimos elogios para quem realiza.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

Relacionados