Influencia da atividade fisica em adultos hipertensos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A influência da atividade física em adultos hipertensos
Jefferson Guedes Souza,Renato Pereira da Silva Brito


Resumo: o objetivo desse trabalho é Verificar a influência da atividade física em adultos hipertensos, para obter uma melhora na qualidade de vida e como prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo.
A Hipertensão Arterial, mais conhecida como “Pressão Alta”, podeser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, na grande maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais (podem ocorrer em qualquer doença), como dores de cabeça, tonturas, mal estar...  
Nos últimos anos pode-se observar que a hipertensão arterial é uma patologia que afeta populações do mundo inteiro, tanto nospaíses desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos, segundo Matsudo et all (2002): o sedentarismo é o fator de risco de doenças crônicas não transmissíveis mais prevalente na população. (VUORI 2001) relevaramuma prevalencia de sedentarismo de 71%, ultrapassando as taxas de outros fatores de risco como o fumo (35%) a hipercolesterolemia (26%) a hipertensão arterial (15%).
Conclui-se que os hipertensosnão praticam atividade física de forma satisfatória, tendo uma alta amostragem de insuficientes ativos e sedentários e de pessoas que não praticam exercícios físicos sob orientação de um especialista.

Palavras chaves: atividade física, hipertensão arterial, qualidade de vida.

Introdução: A hipertensão é uma doença degenerativa e multifatorial, presente em cerca de 1/5 da população adulta.  Pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica ocorre quando as
menores artérias do corpo se estreitam, o que leva o sangue a exercer uma
pressão excessiva contra a parede das artérias. Deste modo, o coração deve
trabalhar mais para manter a pressão elevada. Apesar de o organismo poder
tolerar um aumento da pressão arterial por meses ou anos, com o passar do
tempo o coração pode aumentar(hipertrofiar) e pode haver lesão de vasos
sangüíneos do rim, olho e cérebro.
Segundo Mcardle (1998), a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, mesmo no estágio 3 ( grave), pode não apresentar sintomatologia evidente. Sendo uma doença degenerativa, a pessoas só percebem suas conseqüências, quando, infelizmente, órgãos vitais, como coração e rins forem afetados.
Podemos ter ainda,hipertensão induzida por medicamentos, onde destaca-se os anticoncepcionais, que constitui a causa mais freqüente em mulheres jovens.
Constatou-se que 5 das mulheres que fazem uso desses fármacos desenvolvem hipertensão em cinco anos, especialmente as obesas e que abusam de álcool. Podemos citar ainda, causas neurológicas, como tumores cerebrais, que podem aumentar a pressão intracraniana,síndrome da apnéia do sono.
De acordo com Guytom (1988), “cerca de 95% de todas as pessoas com hipertensão sofrem de hipertensão essencial que significa hipertensão de causa desconhecida”.
Na atualidade, cerca de 24% de toda a população norte americana sofre de pressão alta, cuja prevalência é mais alta entre homens pretos, para uma incidência de 32%. Foi estimado que 12% de todas asapessoas falecem em consequência da hipertensão FOX ( 1991).
Objetivo:
- Verificar a influência da atividade física em adultos hipertensos, para obter uma melhora na qualidade de vida e como prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo.

Hipertenção Arterial

Crise hipertensiva é a elevação, repentina, rápida, severa, inapropriada e sintomática da pressão arterial, em pessoanormotensa ou hipertensa. Os órgãos alvo da crise hipertensiva são: os olhos, rins, coração e cérebro.
A crise hipertensiva apresenta sinais e sintomas agudos de intensidade severa e grave com possibilidades de deterioração rápida dos órgãos alvo. Pode haver risco de vida potencial e imediato, pois os níveis tensionais estarão muito elevados, superiores a 110 mmHg de pressão arterial...
tracking img