Influ Ncia Da Densidade B Sica E Do Teor De Extrativos Na Umidade De Equil Brio Da Madeira

1583 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Jéssica Ferreira Rodrigues

INFLUÊNCIA DA DENSIDADE BÁSICA E DO TEOR DE EXTRATIVOS NA UMIDADE DE EQUILÍBRIO DA MADEIRA

GURUPI-TO
JUNHO DE 2014

Jéssica Ferreira Rodrigues

INFLUÊNCIA DA DENSIDADE BÁSICA E DO TEOR DE EXTRATIVOS NA UMIDADE DE EQUILÍBRIO DA MADEIRA

GURUPI-TO
JUNHO DE 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. DESENVOLVIMENTO 5
4. CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1. INTRODUÇÃO

A madeira tem muitas aplicações, dada as suas características ecológicas, econômicas e sociais, a madeira é claramente uma matéria-prima muito interessante e os seus produtos e derivados contribuem para o desenvolvimento sustentável.
Nos dias de hoje a madeira continua sendo vista como um material usado em larga escala nas mais diversas aplicações de engenharia e nos mais variados setores, mobiliário, da construção civil e da indústria de papel e celulose. Em relação aos materiais, a madeira tem a seu favor o fato de ser eficiente, na medida em que provém de uma fonte vegetal renovável e é reciclável.
Quando serrada, a madeira possui um determinado conteúdo de água, e sendo constituída por células porosas, a evaporação acontecerá até que seja atingido um equilíbrio entre a atmosfera envolvente e a madeira em uso (Wengert, 2005).
A madeira é um material altamente higroscópico, podendo ceder ou retirar água do meio ambiente em função da umidade relativa e da temperatura do ar que a envolve, e do seu próprio teor de umidade. Essa troca de água entre a madeira e o meio ambiente é de suma importância, pois esse fenômeno provoca uma variação nas dimensões da madeira e altera suas características físico-mecânicas, representando um obstáculo continuo para o uso eficiente desse material (Jankowsky, I.P. 1979.). De acordo com Galvão e Jankowsky (1985), quando uma peça de madeira e submetida a um ambiente com temperatura e umidade relativa constante, a mesma

Relacionados