Influências dos ciclos econômicos na baixada santista

Páginas: 7 (1591 palavras) Publicado: 20 de abril de 2011
Introdução
A necessidade de colonizar o território brasileiro para defendê-lo e explorar suas riquezas, fizeram com que o Governo de Portugal instalasse engenhos produtores de açúcar no nosso litoral,  essa cultura foi escolhida por se tratar de um produto de alto valor no comércio europeu e por seu consumo crescente na Europa.
No final do século XVII, as exportações de açúcarbrasileiro (produzido nos engenhos do nordeste) começaram a diminuir. Isto ocorreu, pois a Holanda havia começado a produzir este produto nas ilhas da América Central. Com preços mais baixos e boa qualidade, o mercado consumidor europeu passou a dar preferência para o açúcar holandês. 
A descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira “corrida do ouro”, durante todo século XVIII (auge dociclo do ouro). Brasileiros de todas as partes, e até mesmo portugueses, passaram a migrar para as regiões auríferas, buscando o enriquecimento rápido. Doce ilusão, pois a exploração de minas de ouro dependia de altos investimentos em mão-de-obra (escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativomercado. Com a exploração do ouro, a região Sudeste desenvolveu-se muito, enquanto o Nordeste começou a entrar em crise. Neste contexto, a coroa portuguesa resolveu mudar a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro. Desta forma, pretendia deixar a capital próxima ao novo pólo de desenvolvimento econômico.
Por volta de 1727, século XVIII, o militar português Francisco de MelloPalheta estava em missão na Guiana Francesa, ficou amigo do governador local e passou a freqüentar sua mansão, e foi assim que conheceu sua esposa, a marquesa d’Orvilliers . Pouco tempo depois enquanto o senhor marquês enchia sua cabeça com problemas administrativos, a encantadora moça recebia Palheta em seu quarto, assim, apesar de proibido pelas autoridades coloniais francesas, Palheta ganhou depresente sementes e mudas de café da marquesa. Graças ao marido traído, a marquesa e Palheta fizeram os galhos do café serem introduzidos no Brasil.
No século XIX, as plantações de café espalharam-se pelo interior de São Paulo e Rio de Janeiro. O Sudeste tinha o clima (chuvas regulares) e o solo ideal e, mais decisivo ainda, as condições econômicas ideais para a cafeicultura. Desde o séculoXVIII, São Paulo expandia a produção açucareira. Isso fez surgir uma importante base econômica: capital para investir, estradas, mercados. O porto de Santos, antes de ser do café, foi do açúcar. Portanto, não foi o esvaziamento, mas o dinamismo econômico da região que favoreceu a expansão do café. E foi pelo fato de poder investir, que os latifundiários da região aplicaram no café.

Influência dociclo da cana de açúcar

O Outeiro de Santa Catarina é o marco da fundação da Vila de Santos – saber o lugar exato de sua fundação é um privilégio de poucas cidades do mundo. No século XVI, Luis Góis e sua mulher ergueram,  na base do pequeno morro, a Capela de Santa Catarina de Alexandria, junto à qual foi construída, em 1543, a primeira Santa Casa do País.
-Engenhos Coloniais de Cana deaçúcar Baixada Santista
1532 - "Engenho da Madre de Deus" - fundado por Pero de Góes (região conhecida como Acaraú).
1533 - "Engenho de São João" - fundado por José Adorno (em Santos, altura da atual Praça Rui Barbosa ou Largo do Rosário).
1534 - "Engenho do Governador" ou "do Trato", mais tarde "de São Jorge dos Erasmos" - fundado por iniciativa de Martim Afonso, de parceria com João Veniste,Francisco Lobo e Vicente Gonçalves (em Santos).
Entre 1534 e 1544 - Engenho dos Aires, que foi construído por Aires da Cunha no Morro do Saboó.
1560 - "Nossa Senhora da Apresentação" - fundado por Gonçalo Affonso, na ilha de Santo Amaro (Rio Curumahú).
1565 - "Engenho de Santo Amaro" - fundado por Estevão Raposo (na ilha de Guaybe, ou Santo Amaro).
1570 - "Engenho de Santo Antonio" - fundado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • população e fatores economicos da baixada santista
  • influencia dos ciclos economicos no brasil
  • Projeto vlt na baixada santista
  • As influências dos ciclos econômicos no desenvolvimento da cidade de ituiutaba – mg
  • Gargalos logisticos da baixada santista
  • Festas religiosas na baixada santista
  • PGR terminas baixada santista
  • Desafios da implantação do VLT na baixada Santista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!