Influência ideológica dos desenhos animados no comportamento das crianças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INFLUÊNCIA IDEOLÓGICA DOS DESENHOS ANIMADOS NO COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS

“A infância não é mais do que um longo percurso de inocente escuta às portas para se ouvir o que se devia ignorar.”
Wilde, Oscar

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Universidade…………………………………….
Faculdade de Economia e Gestão / Gestão de Recursos Humanos

Lisboa, 9 de Dezembro de 2008

AGRADECIMENTOSGostaríamos de agradecer à escola e infantários pela disponibilidade e bom acolhimento prestado. Reconhecemos também o apoio cedido por parte dos encarregados de educação que nos facilitaram a realização deste trabalho, incluindo a execução dos inquéritos por questionário às crianças. Sendo estas as instituições escolares localizadas no Distrito de Setúbal:

← Infantário Santo António,situado na Freguesia da Amora no Concelho do Seixal;

← Infantário Bambi, situado na Freguesia da Amora no Concelho do Seixal;

← Escola EB1 – nº.1 da Arrentela, situada na Freguesia da Arrentela no Concelho do Seixal;

← Casinha das Surpresas – Creche e Jardim de Infância, Lda, situada na Freguesia da Amora no Concelho do Seixal.

ÍNDICE

ÍNDICE DE GRÁFICOSÍNDICE DE QUADROS

ÍNDICE DE IMAGENS

INTRODUÇÃO

Este trabalho é apresentado na disciplina de Introdução ao Pensamento Contemporâneo no âmbito do curso de Gestão de Recursos Humanos com o intuito de demonstrar o impacto dos desenhos animados no comportamento das crianças.
A televisão é inicialmente, algo que se começa a gostar, que usamos como um simples entretenimento,mas que se torna viciante de uma forma tão rápida, que nos é mesmo inconsciente. Esta “entra-nos” pela casa dentro e cada um de nós, por mais que não queira, não consegue ser-lhe indiferente. Este vício televisivo atinge um número infinito de pessoas, as quais se sentem tão atraídas por este objecto “vivo”, que as leva mesmo a experimentar e a ter atitudes e comportamentos idênticos, pela formareal, ou mesmo fictícia que faz chegar a todos!
Questionar-nos-emos então: Se a televisão nos cativa a nós, adultos, imaginaremos o quanto cativará as crianças. Que pensamentos terão elas quando estão a ver uns simples desenhos animados?
As crianças, são intensamente cativadas pelos inúmeros desenhos animados existentes hoje em dia, muitos deles, com poucos valores, muita luz, muitacor, acção e violência, cultivando atitudes e valores que irão ser de uma maneira ou de outra, transmitidos em comportamentos idênticos aos que visualizaram neste ou naquele desenho animado.
Para este trabalho foi então indispensável a análise de um desenho animado, com o pressuposto de averiguar o impacto deste na sua idade infantil. Procedeu-se à escolha e análise de episódios do Noddy(desenho animado escolhido pelo grupo), episódios tais como:

← “O Noddy e a Lua de Groselha”;
← “O Noddy e a Grande Troca dos Duendes”;
← “O Noddy e o Espelho Mágico”;
← “O Noddy Salva o Natal”;
← “O Castelo de Cartas do Noddy”;
← “O Noddy e uma Encomenda Curiosa”;
← “O Noddy e os Muffins Desaparecidos”;
← “O Feitiço do Guizo”.
Para este efeito,fizemos várias reuniões com alguns elementos do grupo, sendo estas as alunas Ana Rita Silva, Ângela Ferraz e Inês Aguiar, para analisar os 95 minutos dos episódios.
Este trabalho visa portanto, compreender se a televisão poderá ou não levar a criança à sua formação, por estes actos de imitação, mas o mais importante, perceber como é que ela pode ser ou não induzida a imitar o que vê. Isto é omais importante, o caminho que a leva à imitação.
Foram consultados diversos trabalhos, visionados alguns episódios, foi também realizada uma intensa pesquisa e recolha de informação/dados de vários sites da Internet sobre a temática, para que pudesse existir um maior enriquecimento teórico. Todo este fez com que fosse possível elaborar inquéritos por questionários a crianças com idades...
tracking img