Influência da rede social no comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como propósito o estudo sobre o comportamento do consumidor frente às redes sociais, o trabalho tem com base pesquisa e analise da amostragem quantitativa realizada para melhor ponderar as analogias existentes entre as variáveis das decisões de compra relacionadas com as influencias sofridas pelos consumidores.
Em presença do crescente aumento dautilização da internet pelos consumidores, focaremos para melhor analise a faixa etária de 17 a 35 anos apontada como a mais significante para o nosso estudo, a abordagem da influencia sofrida, estudo das comunidades virtuais, como influenciam diretamente a decisão de compra dos consumidores, sua expectativas, grupos de referência, ego, ide, superego estão relacionados como esta nova tendência.A utilização das mídias na internet é uma forma muito mais enérgica e interativa de se compartilhar com o consumidor sendo assim as estratégias das empresas frente a esta nova tendência deve ser cuidadosa, o marketing tem que estar ligado a essas mudanças e entender como funciona o comportamento do consumidor. Para tanto, é preciso buscar os novos meios para impetrar esse novo consumidorque utiliza redes de relacionamento para trocar experiências de compra e opiniões sendo necessário cautela frente às mudanças.

1. HISTORIA DAS REDES SOCIAIS

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, que gera uma relação estabelecida entre indivíduos com interesses em comum em um mesmo ambiente. Em 1997 surgiu o site SixDegrees que constituiu aprimeira rede social propriamente dita. Permitia criar um perfil, uma lista de amigos e consultar a lista dos amigos dos amigos. Abriu portas a uma nova forma socializar, conhecer e ser conhecido. As redes sociais constituem uma das novas formas de socialização dos novos tempos e parece que vieram para ficar. Apresentam grandes vantagens no que toca à capacidade de gerar relações amigáveis eamorosas; comunicações rápidas e constantes; criação de relações profissionais e comerciais; compras coletivas; anuncios; lançamento de petições e pedidos de ajuda de uma forma bastante difusora; divulgação de projetos/atividades pessoais e colectivas; entre outras.
As desvantagens é que com elas surgiram os crimes virtuais, os golpes, as pessoas mal intencionadas querendo se aproveitar de pessoasingênuas, as falsas informações, a exposição gratuita de imagens e da vida pessoal dos usuários, o vício compulsivo (muitos ficam dependentes das redes sociais e se esquecem do mundo real). As redes sociais se tornaram um fenômeno no mundo inteiro. Milhões de pessoas acessam todos os dias seus perfis nas diversas rede sociais e compartilham um pouco, ou às vezes, quase tudo, sobre suas vidas.Curtir, seguir, compartilhar são palavras que fazem parte do vocabulário diário dos internautas, com a explosão das rede sociais no Brasil e em todo o mundo.As empresas hoje apostam nas redes como forma de conhecer melhor os seus cliente e visar seu publico alvo.

2. ANALISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Hoje através de estudos voltados ao comportamento do Consumidor, percebe quemuitas são as influencias em prol de atingir o consumidor. As influencias também estão relacionados ao nosso psique: Id, Ego e Superego.
Baseado no estudo de Freud, Fiorelli; Id: Parte mais primitiva e menos acessível da personalidade construídos de conteúdos inconscientes, inatos ou adquiridos, que buscam a continua gratificação (57:219).
Ego (Palavra latina que significa “Eu”): Responsável pelocontato do psiquismo com a realidade externa ;contem elementos conscientes e inconscientes (43:37).
Superego: Atua como um censor do ego. Representa em geral as exigências da moralidade. Tem a função de formar os ideais, a auto-observação etc. (43:70-71).
Exemplo: Pelo Id, o empregado deixaria de comparecer ao trabalho em um belo dia ensolarado, dedicando-se a uma aprazível atividade de lazer:...
tracking img