INFLAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E SUA PERSPECTIVA PARA OS PRÓXIMOS ANOS

1320 palavras 6 páginas
INFLAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E SUA PERSPECTIVA PARA OS PRÓXIMOS ANOS

1. INTRODUÇÃO

A Inflação pode ser definida como um contínuo aumento da maioria dos preços durante um período de tempo. No Brasil, este aumento de preços vem se caracterizando décadas após décadas onde predominou na década de 80/90 os planos em busca da estabilização e no início dos anos 2000 com a consolidação da estabilização obtida, se livra de um dos grandes vilões da economia e assim pode começar a obter um melhor controle.
Para iniciar a abordagem do tema inflação no país, é necessário relembrar a recente história brasileira de hiperinflação, seus efeitos sob a atividade econômica do país e na vida da população e de todas as inúmeras tentativas de contenção até o sucesso do Plano Real a partir de 1994.
Frente a este contexto, a compreensão da abordagem dada ao tema pelo governo, a situação econômica e plano elaborados na tentativa de controle inflacionário podem nos ajudar a explicar a conjuntura atual e a elaborar um cenário futuro com tendência de resultados e comportamento dos principais agentes para os próximos anos. 2. MATERIAL E METODOLOGIA
Em meados 1985, com o fim do regime militar, se inicia o Plano Cruzado que é lançado em 28 de fevereiro de 1986, sua origem é para combater o crescente aumento da inflação, promovendo um congelamento de preços por tempo determinado e substituindo a moeda do Brasil (de Cruzeiro para Cruzado) e a suspensão da correção monetária para não alimentar a expectativa inflacionária.
Pouco mais de um ano depois, em junho de 1987, o Plano Bresser lançaria o seu plano de estabilização. Há um novo congelamento, por 90 dias, de preços, salários e de câmbio,
No governo Sarney, se anuncia o Plano Verão em janeiro de 1989. Entre as medidas adotadas estavam um novo congelamento, a criação do cruzado novo e o comprometimento de conter os gastos públicos.
Nos Planos Collor I e II, uma tese começou a ganhar força crescente: o insucesso dos

Relacionados